Topo

Temperatura de 39 °C no Rio superaquece motores e tira ônibus de circulação

 Termômetro registra 40°C na manhã desta terça-feira (12) na orla de Ipanema - Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo
Termômetro registra 40°C na manhã desta terça-feira (12) na orla de Ipanema Imagem: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

12/11/2013 11h45Atualizada em 12/11/2013 12h55

Parte da frota de ônibus do BRT Transoeste, na zona oeste do Rio de Janeiro, não circulou no início da manhã desta terça-feira (12) por conta do forte calor que atingiu a cidade na segunda (11), o que provocou superaquecimento no motor de alguns coletivos. De acordo com o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura, a capital teve ontem o dia mais quente da primavera deste ano, de acordo com as medições da rede municipal, com temperatura máxima de 39,2 °C.

O Rio de Janeiro registrou uma das madrugadas mais quentes do ano nesta terça, com mínima de 24,2 °C na estação da Vila Militar e de 26,4 °C em Copacabana. O Alerta Rio informou que, às 13h, os termômetros registraram 41 °C em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, com sensação térmica de 48 °C. De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), as temperaturas ainda devem aumentar durante o dia, podendo chegar aos 42°C.

A assessoria do consórcio que administra o BRT não soube informar quantos ônibus foram afetados, mas informou que a redução do número de veículos disponíveis no início do dia causou atrasos de aproximadamente 30% nos intervalos regulares.

Segundo o consórcio, o tempo médio de espera, em condições normais, é de cinco minutos. Os ônibus atingidos começaram a voltar às ruas às 8h, mas às 9h30 ainda havia acúmulo de passageiros nas estações do BRT, que transporta 125 mil pessoas por dia.

Ainda de acordo com o consórcio, o superaquecimento nos motores pode ter sido causado também pela entrada de fragmentos de grama cortados do canteiro central do corredor, que obstruíram a ventilação ao entraram na caixa do motor.

O consórcio informou que as empresas de ônibus do BRT Transoeste já estão em contato com as fabricantes dos veículos em busca de soluções para minimizar os problemas e diminuir o tempo de manutenção dos coletivos.

Conforme previsão do Alerta Rio, esta terça-feira será de sol e calor na capital fluminense. No fim do dia, no entanto, a aproximação de uma frente fria deve mudar as condições de tempo. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento moderado e trovoadas.