Topo

Busca por operário desaparecido já dura 24h após desabamento em Guarulhos (SP)

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 19h34Atualizada em 03/12/2013 19h41

Há 24 horas equipes do Corpo de Bombeiros procuram pelo operário e vigia Edenilson Jesus dos Santos, 24, desaparecido após o desabamento de um prédio de cinco andares em Guarulhos (SP).

Mais de 50 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no local do desmoronamento no começo da noite desta terça-feira (3). A procura tem sido feita de forma manual e conta com a ajuda de cães farejadores e de uma retroescavadeira.

A busca pelo trabalhador está concentrada em um único ponto, no segundo subsolo do prédio, onde funcionava o alojamento da obra. O local foi indicado pelos cães farejadores.

Os bombeiros conseguiram chegar até a cama do operário e a um chuveiro, que ainda estava ligado. A carteira de identidade dele foi encontrada pelos bombeiros.

Por causa do desabamento, cinco casas vizinhas estão interditadas. Segundo a Defesa Civil de Guarulhos, as famílias foram levadas para casas de parentes.

"As residências devem permanecer assim enquanto esteja sendo usada a máquina hidráulica que dá suporte ao trabalho de busca. Trata-se de um equipamento grande e pesado, e qualquer erro, por menor que seja, pode colocar em risco a proteção das pessoas", afirmou Paulo Vitor Novaes, diretor da Defesa Civil.

Polícia e MPT investigam caso

A Polícia Civil instaurou nesta terça-feira um inquérito para investigar as causas do desabamento. O MPT (Ministério Público do Trabalho) também começou a investigar o caso.

O delegado substituto do 5º DP de Guarulhos Geraldo Martim Maracajá esteve hoje no local do desmoronamento.

"Esperamos a conclusão dos trabalhos dos bombeiros para começar a colher os depoimentos dos envolvidos no caso", afirmou. Segundo ele, devem ser ouvidos trabalhadores da construção, responsáveis pela obra, além de testemunhas.

Local do acidente

O MPT também começou hoje a investigar supostas irregularidades em relação à segurança dos trabalhadores da obra. Procuradores estiveram hoje no local, onde ouviram funcionários da construção e testemunhas do desabamento.

Os procuradores também solicitaram documentos da obra à empresa responsável, que será convocada a comparecer a uma audiência no Ministério Público do Trabalho para prestar esclarecimentos.

Desabamento

O prédio em construção, localizado na avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 1987, desabou por volta das 19h20 de segunda-feira (2). O edifício de oito pavimentos --cinco andares, um térreo e dois subsolos-- não estava concluído.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a empresa responsável pela obra, Salema Comércio, Construção e Projetos Ltda, tinha alvará de construção emitido em 23 de novembro de 2012 para a construção de prédio residencial de 30 apartamentos e dois salões comerciais.

Ainda segundo a prefeitura, em 14 de maio deste ano a empresa solicitou que o projeto fosse substituído, acrescentando um mezanino em um dos salões comerciais. O alvará foi expedido em 6 de novembro deste ano.

Denúncias de irregularidades

O pedreiro Edvaldo Jesus dos Santos, irmão do operário que está desaparecido, afirmou que já havia observado rachaduras na construção.

"Vivíamos restaurando os pilares do prédio por causa de rachaduras. A gente falava para o encarregado, mas ele parecia não dar muita importância. A gente também não dava", afirmou.

Edvaldo afirmou ainda que alguns operários não usavam equipamentos de segurança já que este não era fornecido pela construtora.

Construtora

O advogado Maurício Monteagudo, que representa a Salema Comércio, Construção e Projetos Ltda, afirmou nesta terça-feira que a empresa quer verificar a extensão dos danos e pretende indenizar eventuais vítimas. "Se houver vítimas, vamos ressarci-las".

Segundo Monteagudo, nenhum engenheiro responsável pela obra esteve no local após o acidente, mas representantes jurídicos da construtora estão acompanhando o trabalho de resgate. O advogado também declarou que a empresa irá apurar os problemas da construção e emitir um parecer técnico a respeito.