Topo

Sobe para 16 o número de mortos em acidente com ônibus na Régis

Do UOL, em São Paulo

23/12/2013 08h27Atualizada em 23/12/2013 09h25

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou na manhã desta segunda-feira (23) que subiu para 16 o número de mortes em um acidente com um ônibus da Viação Penha na rodovia Régis Bittencourt, altura do km 301, em São Lourenço da Serra (Grande São Paulo), ocorrido no domingo.

A última vítima confirmada foi a funcionária pública Valéria Santos Leite, 44, que constava no boletim de ocorrência como desconhecida foi identificada pelo filho. Antes dela, a  Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo informou que Jucinéia Justino Leal Santos, 42, que estava internada na UTI do Hospital Geral de Pirajussara em estado grave, faleceu na noite de domingo.

Ela teve duas paradas cardíacas após dar entrada no hospital com uma fratura na bacia. A paciente foi reanimada e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. 

Parentes das vítimas reclamam de angústia e falta de informação

Quatorze pessoas continuam internadas em hospitais da região. Cinco estão no hospital de Pirajussara, sendo quatro mulheres e um homem.

Nove pessoas estão internadas no Hospital Geral de Itapecerica da Serra. O quadro de um dos pacientes, uma mulher, é instável, e ela segue na UTI do hospital. Oito homens têm quadro estável. Doze vítimas foram levadas para o o local, mas uma morreu ao chegar no hospital. Duas pessoas tiveram alta.

O ônibus, que levava 54 passageiros, seguia no sentido São Paulo quando saiu da pista e caiu de um barranco com aproximadamente dez metros de altura, por volta das 2h de hoje. O veículo saiu às 20h15 de ontem (21) de Curitiba, com destino ao Rio de Janeiro. 

O motorista do ônibus será indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e por lesão corporal. A polícia trabalha com a hipótese de ele ter dormido ao volante.

Vítimas

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo divulgou a relação com os nomes das 16 vítimas:

Regina Célia Nogueira Guimarães, 58 anos
Nelício Mário Engel, 52 anos
João Paulo Souza Lima, 23 anos
João Paulo Quintanilha Cordeiro, 19 anos
João da Silva Lima, 60 anos
Ademilde Guimarães Salles, 60 anos
Julio Cezar de Oliveira Salles, 65 anos
Justa Lindamir dos Anjos, 55 anos
Daniel Pinel de Souza, 60 anos
Maria Aparecida Alves da Silva, 59 anos
Erico Roberto Bittencourt, 30 anos
Iva Pereira da Silva
Gimena Aranda
Marcos de Oliveira P da Silva

Valéria Santos Leite, 44 anos
Jucinea Justino Leal Santos, 42 anos

VEJA A LOCALIZAÇÃO

Empresa lamenta

Em nota, a empresa Nossa Senhora da Penha, dona do veículo, lamentou o acidente e informou que os familiares dos passageiros podem obter informações no telefone 0800-646-2122 (ligação gratuita). 

Segundo a empresa, os passageiros que não sofreram lesões e os que receberam alta médica contaram com auxílio para chegarem aos seus destinos.

A Viação Penha disse também que disponibilizou acomodações e deslocamento aéreo e terrestre aos parentes dos passageiros internados.

Investigações

O acidente ocorreu em um trecho em curva. Na hora em que o ônibus, que tinha dois andares, saiu da via, não estava chovendo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública, que não forneceu o boletim de ocorrência do caso, não informou o nome do motorista, apenas as iniciais: O.S.G.

O motorista do ônibus foi ouvido pelo delegado Renato Gonçalves Collete e liberado depois de fazer exames toxicológicos para apurar se estava alcoolizado ou sob efeito de alguma substância no momento do acidente.

Polícia suspeita que motorista dormiu ao volante

O resultado foi negativo. "Mesmo assim, também pedi exame de sangue, e o motorista colaborou. Ele não estava cheirando a álcool, não estava confuso. Acredito que não tenha bebido", disse o delegado.

Segundo o delegado, o motorista declarou que não percebeu nenhum obstáculo na via ou problemas no motor e que iria revezar a direção com outro condutor na próxima parada. O motorista colaborou com a polícia e prestou assistência no local do acidente.

"Ele disse que não se lembra de como foi o acidente, que do nada estava no mato. É o relato de quem dormiu ao volante", declarou o delegado.

Collete informou ainda que, segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista não estava em alta velocidade no momento da tragédia - o trecho do acidente não tem câmeras de segurança, que permitiriam a confirmação.

O motorista foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar. Depois de prestar depoimento, acabou liberado. "Ele não fugiu, prestou socorro às vítimas, fez o que deveria ter feito", afirmou o delegado.

O motorista declarou ainda que faz o trajeto entre Curitiba e São Paulo há pelo menos 24 anos, e trabalhava na viação havia seis. 

O caso será investigado pelo 1º DP de São Lourenço da Serra, onde o acidente ocorreu, na Grande São Paulo. (Com informações da Agência Brasil).