Topo

Em dia de forte calor no Rio, sensação térmica chega a 50ºC; sprinkler de shopping é acionado

Do UOL, no Rio

03/01/2014 13h02

O COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro) informou nesta sexta-feira (3) que o calor na capital fluminense chegou, entre 11h e 12h, aos 39ºC de temperatura e aos 50ºC de sensação térmica, de acordo com medições feitas pela Aeronáutica, em Jacarepaguá, na zona oeste.

INFOGRÁFICO

  • Arte/UOL

    Adianta usar protetor solar cima do fator 30? Por que o sol não queima a gordura do corpo? Conheça mitos e verdades sobre sua saúde no calor

O COR informou ainda que a previsão do tempo para as próximas horas é de céu claro e temperaturas em elevação. A máxima prevista para esta tarde é de 40ºC, o que pode fazer com que a sensação térmica supere os 50ºC. A mínima prevista é de 24ºC.

As altas temperaturas devem arrefecer no fim de semana, com a passagem de uma frente fria pelo oceano, a partir deste sábado (4). Há previsão de pancadas de chuva já para a noite desta sexta, em função do forte calor. No fim de semana, a previsão é de temperaturas mais amenas, com variação entre 32º e 36ºC.

Na quinta-feira (2), a temperatura máxima registrada pela estação da Redemet foi de 36ºC, com sensação térmica de 45ºC, registrada às 15h.

Calor aciona sprinkler dentro de shopping

O internauta Fábio Costa registrou em vídeo o momento em que um sprinkler (dipositivo contra incêndio instalado no teto) dispara dentro do Shopping Leblon (zona sul do Rio de Janeiro). Pelo Twitter, Fábio conta que trabalha no local. Veja o vídeo que ele publicou em seu perfil no Instagram.

A assessoria de imprensa do shopping confirmou, pelo Twitter, que o incidente foi provocado pelo calor e que o equipamento não estava com defeito. "A situação foi normalizada em 20 minutos e o shopping já foi higienizado. Pedimos desculpas pelo ocorrido.", disse a assessoria.

Transtornos

No acesso aos principais pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar, as filas chegavam a mais de quatro horas para compra de bilhetes. As praias, mais uma vez, amanheceram lotadas na zona sul.

Pelo centro, quem não teve recesso, precisou de uma dose extra de paciência para aguentar o calor. "Está impossível, tem que levar com bom humor e pensar no fim de semana para suportar o calor", afirmou Paulo Dantas, 35, no Largo da Carioca. (Com Estadão Conteúdo)