Topo

Quatro bueiros explodem na Tijuca, no Rio; causas estão sendo investigadas

Do UOL, em São Paulo

04/01/2014 11h19

Quatro bueiros explodiram na noite desta sexta-feira (3), na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Em nota, a concessionária de energia Light informou que houve "deslocamento de três tampas que pertencem à sua rede e uma tampa de outra concessionária". Moradores da região ficaram sem luz, mas o fornecimento de energia já voltou ao normal. Ninguém ficou ferido.

Na manhã deste sábado (4), técnicos da empresa realizam reparos no cabo subterrâneo localizado na praça Saens Peña, na Tijuca, que apresentou defeito e causou a explosão. As causas do defeito serão investigadas.

No início de dezembro, sete bueiros explodiram em Copacabana, zona sul da cidade, sendo três da Light e quatro de outras concessionárias (CET-Rio, Cedae, Rio Luz e Net).

No ano passado, a companhia foi multada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) por irregularidades encontradas nas instalações de sua rede subterrânea. A inspeção feita na ocasião foi desencadeada após uma série de explosões em bueiros da cidade.

Histórico

Em abril do ano passado, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu multar a Light em R$ 6.678.312,13 devido às más condições da rede subterrânea, o que leva a explosões de bueiros.

Em janeiro de 2012, uma explosão em uma galeria de águas pluviais na zona portuária do Rio provocou a morte de um operário e deixou dois feridos. Eles trabalhavam na soldagem de uma chapa de ferro perto do Armazém 30 do Porto do Rio, quando ocorreu a explosão. A tampa do bueiro foi arremessada a cerca de 20 metros de altura e os feridos foram levados para o hospital com fraturas e queimaduras.

(Com informações da Agência Estado)