Sem inspeção veicular, Controlar coloca todos funcionários em aviso prévio
A Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo, informou nesta quarta-feira (8) que todos os seus 800 funcionários estarão em aviso prévio a partir desta quinta-feira (9).
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- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/10/11/voce-e-a-favor-da-inspecao-veicular.js
Em nota, a empresa afirmou que "a medida não irá interferir na qualidade dos serviços prestados à população". A Controlar realizará o serviço só até o fim do mês de janeiro, segundo determinou a Justiça. Após isso, a inspeção passará a ser feita por quatro empresas que ainda não foram escolhidas.
Em outubro do ano passado, o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou o fim do contrato com a Controlar, mas teve de recuar da decisão por causa de uma liminar obtida pela concessionária na Justiça.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município, o prazo de vigência do contrato com a empresa expirou em março de 2012. A Controlar afirma que a validade termina em 2018, dez anos após o início da inspeção na cidade.
A empresa afirmou em nota que "continua buscando demonstrar na Justiça a validade de seu contrato até o ano de 2018".
Grande SP tem pior qualidade do ar em dez anos
A região metropolitana de São Paulo atingiu em 2012 o pior índice de poluição por ozônio (O3) nos últimos dez anos, mostra relatório anual de qualidade do ar da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O informe revela, ainda, que quase 10% da qualidade do ar foi considerada inadequada ou má no ano passado, outro recorde da década.
Escolha de novas empresas
Em dezembro, a prefeitura publicou no "Diário Oficial" o edital de licitação para a escolha de quatro consórcios que vão passar a realizar a inspeção veicular na cidade. O edital está em fase de consulta pública.
Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente vai promover uma audiência pública para discutir o tema.
"É uma licitação complexa que não pode ser feita sem ouvir a sociedade. Abrimos prazos para que todos os interessados possam se manifestar com o fim de impedir que alguém que perca a licitação venha a criar obstáculos para a conclusão do processo”, afirmou Haddad nesta quarta-feira.
Segundo o edital, o valor máximo que poderá ser cobrado pela taxa é de R$ 40,86. Esse valor será cobrado do proprietário do veículo que for reprovado na primeira vistoria.
Atualmente, o motorista paga R$ 47,44 e consegue ter o dinheiro de volta se o veículo passar na fiscalização ambiental.
No edital, a cidade foi dividida em quatro regiões para a concorrência: zonas norte, sul, leste e centro-oeste-leste. Ainda de acordo com o edital, podem participar da licitação empresas estrangeiras.
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