Topo

Temporal atinge Bauru (SP), arrasta ônibus e deixa 19 desabrigados

Carro passa por área alagada em Bauru (SP); há registro de pessoas desabrigadas - Ricardo Ursulino/Defesa Civil
Carro passa por área alagada em Bauru (SP); há registro de pessoas desabrigadas Imagem: Ricardo Ursulino/Defesa Civil

Wagner Carvalho

Do UOL, em Bauru (SP)

23/01/2014 12h17

A forte chuva que atingiu Bauru por volta das 5h da manhã nesta quinta-feira (23) causou estragos e deixou 19 pessoas desabrigadas. O temporal fez com que a água subisse rapidamente nos tradicionais pontos de alagamento na cidade. Por volta das 6h, o motorista de um ônibus circular passou por momento de apuros ao ver que o veículo que ele conduzia estava sendo levado pela enxurrada.

Segundo o secretário municipal de Obras, Sidnei Rodrigues, 19 pessoas que tiveram que deixar suas casas e que perderam móveis e objetos domésticos foram abrigadas pela Secretaria do Bem-Estar Social em aluguel social. Funcionários da prefeitura e da Defesa Civil se uniram numa força-tarefa para limpar a cidade e liberar o trânsito, que segue impedido em diversos pontos.

Mauro Lima de Araújo contou que sentiu o circular sendo levado em direção ao rio Bauru, que nesse estava com uma forte correnteza e bem acima do nível normal. O veículo foi levado pela água e só parou após bater no canteiro central e uma árvore. Os 14 passageiros foram retirados do ônibus com auxílio de uma corda.

Em outro ponto da cidade, próximo ao terminal rodoviário, outro veículo circular ficou ilhado e os passageiros tiveram que subir no teto do circular para não serem atingidos pela água que invadiu o veículo. De acordo com Álvaro de Brito, coordenador da Defesa Civil no município, os dois pontos são críticos na cidade em caso de chuva forte.

Os pontos mais críticos estão na Avenida Nações Unidas na altura do viaduto da Avenida Duque de Caxias, Terminal Rodoviário e Teatro Municipal. Os moradores da favela São Manuel, que possuí cerca de 200 barracos, ficaram ilhados e alguns precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros com o uso bote.

De acordo com dados do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), o acumulado de chuva nesta manhã foi de 23 milímetros. A Defesa Civil registrou pontos de alagamentos em diversas ruas, e casas e veículos foram inundados por causa do transbordamento do rio Bauru. Na avenida Nações Unidas, sob o viaduto da Fepasa, a enchente arrastou tudo o que havia pela frente.

Em bairros mais afastados, a força da água levou cabeceira de ponte, guias e sarjetas além de parcialmente o asfalto de algumas ruas. Apesar do estrago, não há informações de vítimas fatais.  Uma casa desabou parcialmente e outras duas vizinhas apresentam grandes rachaduras e correm o risco de ruir.