Topo

Operação da PF destrói 403 mil pés de maconha no sertão de Pernambuco

Plantação de maconha no sertão de Pernambuco encontrada pela Polícia Federal e pelo Corpo de Bombeiros durante a operação "Elemento 4" - Divulgação
Plantação de maconha no sertão de Pernambuco encontrada pela Polícia Federal e pelo Corpo de Bombeiros durante a operação "Elemento 4" Imagem: Divulgação

Do UOL, em Maceió

10/02/2014 17h51

Uma operação da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros encontrou e destruiu 403 mil pés de maconha plantados no sertão de Pernambuco, o que equivale a 134 toneladas da droga que deixaram de ser produzidas na região.

O balanço da operação "Elemento 4" foi divulgado na tarde desta segunda-feira (10). Ao todo, 83 plantios foram destruídos. Quase 40 mil mudas também foram destruídas, e 36 kg de maconha pronta foram apreendidos. Não houve presos.

As fiscalizações ocorreram nos municípios de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Inajá, Manari, Betânia, Serra Talhada e em ilhas costeiras do rio São Francisco.

Para a PF, a operação na região conhecida como polígono da maconha “diminui significativamente” o consumo no Recife e regiões do agreste e sertão do Estado.

Ainda segundo a PF, com as operações no sertão, Pernambuco está sendo abastecido por droga importada do Paraguai.

“Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho”, diz nota da PF.

A operação "Elemento 4" começou no dia 27 de janeiro e terminou na última quarta-feira (5). O efetivo da operação foi de 40 homens, que contaram com ajuda de dois helicópteros e embarcações.