Topo

Chuva não resolve, e reservatório atinge novo recorde negativo em SP

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 11h20

A forte chuva que atingiu São Paulo na quinta-feira (13) não ajudou a aumentar o nível de água do Sistema Cantareira. Entre ontem e esta sexta-feira (14), o volume de água caiu de 18,8% para 18,7%, registrando o menor nível da história.

Muito calor? Brasileiros dão um jeitinho para se refrescar

O volume de chuva acumulado no sistema desde 1º de fevereiro é de 12,6 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 202,6 mm. De ontem para hoje, a pluviometria acumulada foi de 10,6mm. As pancadas de chuva provocaram alagamentos, queda de árvores e uma interrupção no Aeroporto de Congonhas.

Criado em 1974, o Sistema Cantareira abastece 8,1 milhões de pessoas das zonas norte, central e partes das zonas leste e oeste da capital, além de outros dez municípios da Grande São Paulo.

Veja também

Em janeiro, as chuvas também ficaram bem abaixo da média, em 87,8 milímetros, ante 259,9 milímetros esperados para o período.

Em um mês, com forte calor e tempo seco, o volume de água no sistema baixou mais de seis pontos percentuais. Em 13 de janeiro, o nível de armazenamento era de 25,2%.

Economia de água

No último domingo (9), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descartou um racionamento de água no Estado. "Neste momento não haverá racionamento", afirmou.

A Sabesp está oferecendo desconto de 30% na conta dos usuários abastecidos pelo Sistema Cantareira que economizarem pelo menos 20% do consumo médio dos últimos 12 meses: fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

A companhia informou que a economia de água do Sistema Cantareira foi de 500 litros por segundo entre os dias 2 e 9 deste mês, na primeira semana em vigor do incentivo financeiro. "É o suficiente para encher 120 piscinas olímpicas", informou a empresa, em nota enviada à imprensa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chuva não resolve, e reservatório atinge novo recorde negativo em SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano