Diretor de sindicato diz que alagamento provocou inclinação de plataforma
O diretor do Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), Marcos Breda, afirmou que um alagamento em um dos compartimentos submersos provocou a inclinação da plataforma petrolífera SS-53, na madrugada desta sexta-feira (28), na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
O incidente não deixou vítimas nem registro de poluição, segundo a proprietária da estrutura, a empresa norte-americana Noble.
Breda explicou que, de acordo com as informações passadas pela Petrobras para o sindicato, o alagamento ocorreu na sala sala de bomba de lastro.
"Havia uma manutenção sendo feita nesse compartimento e algum problema causou o alagamento, trazendo a água do mar para o interior da sala. Felizmente, a situação foi controlada com os procedimentos de emergência", explicou o líder sindical.
Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria de imprensa da Noble informou ainda não ter conhecimento de detalhes técnicos que possam explicar as circunstâncias do incidente.
Uma equipe continua trabalhando no local a fim de investigar a origem do problema, definido pela petrolífera como "incidente de controle de lastro". A SS-53, segundo a Noble, é uma sonda semissubmersível de posicionamento dinâmico.
Dado o alerta de emergência, 77 funcionários "não essenciais" foram resgatados com o apoio de 15 embarcações. "Todos estão em segurança" e "não há registro de ferimentos", informou a empresa. No entanto, médicos chegaram a ser deslocados para a plataforma a fim de atender eventuais vítimas.
"A tripulação executou prontamente as ações corretivas, inclusive protegendo a integridade do poço. As medidas cabíveis estão sendo tomadas para solucionar a questão. (...) A Noble continua trabalhando com seu cliente e autoridades competentes ligados ao caso", informou a petrolífera.
Além dos funcionários da própria Noble, a maioria estrangeiros, a Petrobras também tem servidores embarcados atuando na operação da SS-53. A estatal informou que está acompanhando o trabalho de investigação a respeito da origem do incidente.
A SS-53
Segundo informações disponibilizadas no site do Ibama, a SS-53 foi construída em 1998, sendo caracterizada como uma embarcação semi-submersível de posicionamento dinâmico para perfuração, completação e intervenção em poços de petróleo.
Nesse tipo de posicionamento não há ligação física da plataforma com o fundo do mar, exceto pelos equipamentos de perfuração.
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