Táxi não pode mais usar corredor de ônibus em SP em horário de pico
A partir desta segunda-feira (17) os táxis não podem mais circular pelos corredores de ônibus de segunda a sexta-feira em horário de pico --das 6h às 9h e das 16h às 20h-- na cidade de São Paulo. A decisão foi tomada pela prefeitura seguindo uma recomendação feita pelo MP (Ministério Público) sobre a questão.
A medida entra em vigor hoje, mas a fiscalização e aplicação de multas só valerão a partir de 14 de abril. O valor da multa é de R$ 127,69 e é considerada uma infração gravíssima, com acréscimo de cinco pontos na carteira. A restrição é específica para os corredores de ônibus.
Também a partir desta segunda-feira os taxistas poderão trafegar, desde que transportem passageiro, pelas faixas exclusivas de ônibus, durante todo o dia, do corredor Norte-Sul, marginais Pinheiros e Tietê e avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Sumaré e Indianópolis.
"Nós vamos monitorar essa liberação e, se precisar, em algum momento, ter de restringir, nós vamos restringir para priorizar o transporte coletivo", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
"Essa é uma forma de garantir a prioridade do atendimento do transporte público sem desamparar, quando possível estabelecer esse amparo, o transporte individual que é realizado pelo táxi", explicou o promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Antônio Ribeiro Lopes.
A capital paulista possui uma frota de 34 mil táxis. Desde 2005, uma portaria autorizava que esse tipo de veículo utilizasse os corredores de ônibus, desde que transportassem passageiros.
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- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/03/14/voce-concorda-com-a-proibicao-de-taxis-em-corredores-de-onibus-no-horario-de-pico-em-sp.js
No ano passado, o MP chegou a dar um prazo de 45 dias para que o executivo municipal revogasse a portaria, após estudos revelarem que a presença dos táxis diminuía a velocidade dos ônibus.
Estudo
Um estudo feito no ano passado pela prefeitura, a pedido do MP, mostrou que, sem a presença dos táxis nas faixas e corredores exclusivos, os ônibus ganham velocidade.
O estudo é resultado de três simulações. De acordo com a que foi feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a retirada dos táxis no corredor da avenida Rebouças, entre as avenidas Faria Lima e Doutor Arnaldo, na zona oeste da capital, resultaria no aumento de cerca de 25% da velocidade média dos ônibus no horário de pico da manhã.
Outras duas simulações foram feitas, uma pela SPTrans, responsável pelo transporte público por ônibus na capital, e outra por uma empresa particular.
A simulação realizada pela SPTrans mostrou que, no corredor da avenida Santo Amaro, na zona sul, a presença dos táxis reduz em 5% a velocidade dos ônibus, resultando no aumento de 11% no tempo de viagem.
Com base nesses resultados, o estudo recomendou algumas medidas, como revogar a liberação da circulação de táxis nos corredores de ônibus; implantação de segregação viária; e intensificação da fiscalização nos corredores.
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