Topo

Interior da BA tem onda de violência em meio a greve da PM

Mário Bittencourt

Do UOL, em Vitória da Conquista (BA)

17/04/2014 10h39Atualizada em 17/04/2014 16h38

Criminosos realizaram uma onda de saques a estabelecimentos comerciais entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira (17) em Brumado e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, onde a Polícia Militar faz greve desde a terça-feira. Quatro pessoas foram assassinadas a tiros. 

Em Feira de Santana (108 km de Salvador), a situação foi ainda mais grave: 21 mortos, uma pessoa ferida e várias lojas saqueadas. Entre os mortos, está o soldado PM Thiago Maciel, sequestrado ao sair do Pelotão de Cavalaria, no distrito de Maria Quitéria.

Ele foi levado por homens em um Fiat Uno, baleado e abandonado na margem da BR-116. O policial foi socorrido para o hospital Emec,  mas já chegou sem vida à unidade. 

Durante arrastão no centro, Paulo Roberto Oliveira Santos oi baleado na perna ao tentar se esconder de um tiroteio. Ele entrou em uma livraria, mas caiu sangrando dentro do estabelecimento.

O homem foi levado ao Hospital Geral Clériston Andrade, mas não há informações sobre seu estado de saúde. 

No final da tarde, homens da Força Nacional começaram a patrulhar as ruas da cidade em cinco viaturas. Em Vitória da Conquista, o Exército ainda não saiu às ruas alegando por não ter recebido ordens do comando em Salvador.

Na região, a adesão da PM à greve é de quase 100%.

Em Vitória da Conquita, o corpo de uma das vítimas foi localizado na manhã desta quinta, no bairro de Pedrinhas. Segundo a Polícia Civil, o homem estava com várias marcas de tiros e com algemas nas mãos. A vítima não foi identificada.

O outro assassinato ocorreu na noite desta quarta, no bairro Ibirapuera, onde quase não havia pessoas circulando por causa da greve da polícia.

Dois homens armados abordaram o empresário Alberto Medeiros, que estava com cerca de R$ 1.000 e não quis entregar o dinheiro. Ao reagir, os criminosos o mataram e lavaram o dinheiro.

Ainda em Vitória da Conquista, uma loja que vende óculos e outros acessórios teve a vidraça quebrada e diversas mercadorias roubadas por vândalos. Nesta manhã de quinta, a loja foi coberta com tapumes de madeira.

Os saques a estabelecimentos comerciais foram mais intensos na cidade de Brumado, onde ao menos três lojas de eletrodomésticos, roupas e calçados foram alvos dos ladrões. Carros também tiveram os vidros quebrados.

Durante a madrugada, um grupo de três homens que andava com uma TV de LED pela rua foi pego por populares, que chamaram a Polícia Militar --  esta compareceu apenas para levar os ladrões para a cadeia.

No bairro Malhada Branca, periferia de Brumado, um grupo de criminosos aproveitou a greve da PM para desfilar em motos dando tiros para cima. Segundo populares, eles portavam armas de grosso calibre. (Com informações de "A Tarde")