Topo

Corregedoria investiga outro policial por tiroteio em delegacia do ABC

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 16h37

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo poderá indiciar um segundo policial envolvido no tiroteio do último sábado (26) dentro do 2º DP de Santo André, no ABC paulista.

A Secretaria de Segurança Pública informou que a Corregedoria está analisando a conduta do investigador Akiyoshi Jorge Santos Honda, suspeito de atirar no agente de telecomunicações André Bordwell da Silva, que trabalha no distrito.

“Ele [o investigador] responderá a um processo administrativo disciplinar e poderá ou não ser indiciado criminalmente, dependendo da conclusão das investigações”, afirmou a secretaria em nota nesta segunda-feira (28).

André da Silva foi indiciado em flagrante por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e será preso assim que deixar o Hospital Brasil, em Santo André, onde permanece internado sob escolta.

O agente teria sido o autor dos disparos que levaram à morte do médico pediatra Ricardo Seiti Assanome e que feriram Ricardo Grillo Mahlow.

O corpo do pediatra foi enterrado no começo da tarde desta segunda-feira (28), em São Bernardo do Campo (ABC paulista). Ele tinha 27 anos e morreu ontem.

Assanome estava na delegacia para registrar a ocorrência de um pequeno acidente de trânsito, que não conseguira declarar pela internet. Segundo familiares, o médico tentou proteger a namorada que o acompanhava no distrito.

O caso

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os policiais do 2º DP de Santo André fizeram disparos porque “confundiram a entrada de um policial militar à paisana, que buscava abrigo no distrito, com um ataque de bandidos”.

“A chegada do policial, que, de fato, fugia de bandidos que o perseguiam, provocou tumulto no interior do estabelecimento. As pessoas que estavam na delegacia para registrar ocorrências correram para dentro das áreas internas do DP. Por conta do tumulto, André Bordwell da Silva passou a atirar contra estas pessoas, pensando que fossem marginais invadindo a delegacia”, diz a nota da secretaria.

A secretaria ressalta que os suspeitos que perseguiam o PM à paisana fugiram sem fazer disparos e sem tentar invadir a delegacia.

Ricardo Grillo Mahlow, que também ficou ferido, estaria no distrito para verificar um carro localizado pela polícia --o veículo dele foi roubado dias antes. Ele está internado na UTI do Hospital Bartira, em Santo André. Seu quadro é considerado estável, mas não há previsão de alta.