Topo

Em 2 meses, 72 moradores de Teresina são multados por sujarem as ruas

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

05/05/2014 15h02Atualizada em 05/05/2014 15h02

A Lei Lixo Zero já enquadrou 72 moradores de Teresina a pagarem a multa de R$ 100 por jogarem lixo em locais públicos no centro da capital piauiense, desde que a lei entrou em vigor, em 6 de março.

Segundo a SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano) da região Centro/Norte, porém, apenas 18 pessoas pagaram as multas aplicadas.

Quem não pagar a multa terá o nome incluso na lista de devedores do município e perderá acesso aos serviços da prefeitura. Além disso, o valor pode vir cobrado no carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

“Quem não pagar a multa pode ter seu nome incluído na dívida ativa do município. Isso o impedirá de obter serviços da prefeitura, como licenças, alvarás, entre outras coisas. Vale lembrar que esse valor sofre reajustes de acordo com o número de dias de atraso”, destacou gerente de Fiscalização da SDU Centro/Norte, Alexandre Mariano.

As pessoas que foram multadas devem procurar a SDU com a notificação do fiscal e solicitar o boleto para pagamento. A SDU informa que nenhum fiscal recebe pagamento de multa no ato da infração. Os pagamentos são feitos exclusivamente na rede bancária.

O morador que for flagrado sujando a cidade e se recusar a mostrar a documentação para ter a infração aplicada será detido e levado para uma delegacia.

A fiscalização não ocorre em todo o centro de Teresina porque ainda falta a instalação de lixeiras. 

A fiscalização é feita por 24 fiscais, que estão dispostos nos principais pontos do centro de Teresina, como a praça Rio Branco, praça da Bandeira, Pedro 2º, João Luiz, Landri Sales e no canteiro central da avenida Frei Serafim.

Os fiscais fazem o trabalho acompanhados de 15 seguranças, com o reforço de Policiais Militares.

“O resultado já considerado muito bom. As pessoas já estão bem mais conscientes. A mudança já pode ser percebida, nossas praças estão mais limpas”, afirmou Mariano.