Topo

Vazão das Cataratas do Iguaçu diminui, mas ainda é 8 vezes acima do normal

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, têm vazão de água acima do normal devido às inundações causadas por fortes chuvas na região Imagem: Norberto Duarte/AFP

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

13/06/2014 11h48

Depois de registrar a maior vazão de água já vista pelo homem, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, recuaram de volume e, na manhã desta sexta-feira (13), registram a passagem de 12 milhões de litros por segundo. A vazão ainda é oito vezes maior que o normal (1,5 milhão de litros por segundo), resultado das chuvas que caíram sobre Paraná e Santa Catarina no último fim de semana.

A passarela de observação sobre as quedas continua interditada por precaução. A reabertura depende da diminuição do volume da água. Porém, além da possibilidade de novas chuvas no fim de semana, represas ao longo do rio Iguaçu começam a abrir comportas para liberar o excesso de água, desembocando na foz.

Veja também

Mesmo sem registro de chuva, a vazão das cataratas subiu 3 milhões de litros durante a madrugada de sexta, de acordo com monitoramento da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).

Na segunda-feira, as cataratas registraram a maior vazão da história, com a passagem de 46 milhões de litros por segundo, 30 vezes acima do normal. O volume quebrou um recorde de 1983, quando foram medidos 35 milhões de litros.

Mais chuvas

Para este fim de semana, a previsão é de mais chuvas nas regiões atingidas pela enchente. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria se descola do Rio Grande do Sul e deve trazer precipitações para o norte de Santa Catarina e diversas regiões do Paraná.

“A situação é preocupante. Embora o volume esperado não seja o mesmo do último sábado e domingo, a chuva deve manter ou elevar o nível dos rios, impedindo de retornar para casa as pessoas que estão esperando a água baixar”, diz Lisandro Jacobsen, meteorologista do Simepar. Noventa mil pessoas ainda estão desalojadas na região.

Segundo as simulações do instituto, a quantidade de chuva deve ficar entre 70 e 100 mm. “Esse valor pode variar bastante entre as cidades, mas as comunidades ao longo da bacia do Iguaçu podem ser afetadas pela água trazida pelo rio”, ressalta Jacobsen.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vazão das Cataratas do Iguaçu diminui, mas ainda é 8 vezes acima do normal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano