Topo

Em Porto Alegre, aeroporto fecha mesmo com novo equipamento antineblina

Aeroporto Salgado Filho chegou a ficar fechado na manhã deste sábado (21), por conta da neblina - Carlos Macedo/Agência RBS/Estadão Conteúdo
Aeroporto Salgado Filho chegou a ficar fechado na manhã deste sábado (21), por conta da neblina Imagem: Carlos Macedo/Agência RBS/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

21/06/2014 12h03

Aguardado há 16 anos, o novo sistema de aproximação de aeronaves em baixa visibilidade, instalado na última sexta-feira (20) no aeroporto internacional de Porto Alegre, não foi suficiente para impedir seu fechamento.

Na manhã deste sábado (21), o aeroporto Salgado Filho interrompeu seu funcionamento por cerca de três horas e meia devido ao nevoeiro.  

Comprado e instalado a um custo de 46,5 milhões de reais, o ILS CAT II (Instrument Landing System - ILS Categoria II) deve ampliar as condições de pousos e decolagens em dias com baixa visibilidade e minimizar em até 30% os impactos causados pelo nevoeiro.

Neste sábado, entre 7h10min e 10h40min - quando o aeroporto esteve fechado -, das 25 chegadas programadas, três foram canceladas e nove atrasaram. Já das 36 partidas esperadas, duas sofreram cancelamentos e 26, atrasos.

Segundo a Infraero, o ILS 2 é útil quando a visibilidade é superior a 350 metros, quando as aeronaves o tem instalado e a tripulação é apta a operá-lo. Neste sábado, porém, o nevoeiro era intenso, e a visibilidade inferior à mínima aceitada. 

Depois de instalado, o ILS 2 foi testado e homologado. A aprovação de seu funcionamento, entretanto, atrasou, já que ele estava prometido para antes do início da Copa.