Topo

Roraima é usada com rota do tráfico para Venezuela e Guiana, diz polícia

Do UOL, em São Paulo

18/07/2014 21h57

O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Roraima afirmou que uma quadrilha de traficantes usa o Estado como rota de droga para países vizinhos, como Venezuela e Guiana.

Segundo a polícia, o grupo adquire maconha na Guiana e cocaína na Venezuela. Boa Vista é utilizada como entreposto para o Amazonas. Na capital roraimense, os traficantes também abastecem ponto de vendas.

Na última quarta-feira (16), dois suspeitos foram presos em flagrante com aproximadamente 30 kg de maconha, a maior apreensão do ano no Estado. Foram presos Francisco Romerio Borba, 36, apelidado de "Lourinho" que tem mandado de prisão por tráfico de drogas, e Salunilson Andrade Almeida, 32, que tem passagem por furto.

A droga estava escondida dentro do compartimento de uma residência localizada no bairro Centenário. Uma arma calibre 20 de procedência venezuelana, um veículo Siena e uma máquina para prensar a droga também foram apreendidos.

De acordo com o delegado Cristiano Camapum, as prisões e apreensões confirmaram o foco das investigações de que a quadrilha vinha praticando o tráfico internacional de drogas.

"A investigação aponta que eles compram a droga na Guiana, levam para uma residência em Boa Vista onde fazem a prensagem e embalagem e para levantar dinheiro em Boa Vista, abastecem alguns pontos de venda. Mas, o maior carregamento da droga é levado para Manaus. Trata-se de traficantes de médio porte e a venda dessa droga daria a eles um lucro de aproximadamente R$ 80 mil", disse o delegado.