Rio e SP devem ter recorde de frio nesta quinta
A capital paulista pode ter recorde de frio nesta quinta-feira (14). As temperaturas devem variar entre 9ºC e 13ºC na cidade, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo.
"Muito provavelmente será o dia mais frio do ano", previu.
O recorde de temperatura mínima e máxima atual é de 9,3ºC, em 7 de agosto, e de 15,2ºCs, em 26 de julho.
O tempo virou na quarta-feira (13), em São Paulo, com a chegada de uma frente fria que provocou chuva de fraca a moderada em áreas do interior do Estado, no litoral e na Região Metropolitana.
Essa frente fria veio acompanhada de uma massa polar, com ventos frios que chegaram a São Paulo derrubando as temperaturas - de anteontem para ontem, a temperatura caiu mais de 17ºC.
Já nesta quinta, o dia deve ter temperaturas baixas, mas estáveis, e céu nublado. Conforme Pinheiro, a previsão é de chuva fraca pela manhã e chuviscos à tarde e à noite na capital.
A chuva fraca ocorrerá na faixa leste do Estado e também no litoral e no Vale do Paraíba. Essa chuva, no entanto, não será suficiente para aumentar o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira - principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo e que enfrenta sua pior crise hídrica.
"Deve ter chuva de no máximo 10 milímetros na região. O que pode é diminuir a queda do nível dos reservatórios, mas não aumentar o nível", diz Pinheiro.
O frio deve diminuir a partir de sexta-feira, quando a mínima prevista é de 11ºC e a máxima, de 21ºC. Entre sexta e sábado também deve chover entre o sul e o leste do Estado.
Tarde fria no Rio
O Rio deve registrar nesta quinta a tarde mais fria do ano, com previsão mínima entre 19°C e 20°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde até então havia sido registrado em 26 de julho na Vila Militar, zona oeste do Rio, quando a temperatura mínima atingiu 20,2 ºC.
Segundo o instituto, durante esta quinta-feira as temperaturas devem variar entre 13 ºC e 23 ºC, com possibilidade de chuva fraca a moderada durante o dia e a noite. Na sexta (15), o termômetro deve marcar 17 ºC e o céu pode ficar encoberto durante todo o dia.
Entre as cidades da região serrana, Nova Friburgo foi a que registrou a menor temperatura (9,1ºC) durante a madrugada. Hoje os termômetros na cidade devem variar entre 5 ºC e 21 ºC.
Segundo a meteorologista do Inmet Marlene Leal, a queda de temperatura se deve à aproximação de uma frente fria vinda do sul, mais a presença de uma massa de ar polar no Estado do Rio.
“A frente fria traz o mau tempo, com ventos, chuva e temperaturas mais baixas. Essa frente, empurrada pela massa de ar polar, está se deslocando em direção ao Espírito Santo e, nos próximos dias, o tempo deve melhorar”, disse.
O Inmet prevê que o sol deve reaparecer no Rio no sábado (16). Com o céu limpo, as temperaturas voltarão a subir durante o dia, mas as noites ainda devem ser frias, com os termômetros oscilando entre 11 ºC e 25 ºC. (Com a Agência Estado e a Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.