Topo

Após protesto contra redução de frota de ônibus, Rio multa consórcio

Protesto na manhã desta terça-feira (2) interditou totalmente o trânsito na avenida das Américas, uma das principais da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio - Márcia Foletto/ Agência O Globo
Protesto na manhã desta terça-feira (2) interditou totalmente o trânsito na avenida das Américas, uma das principais da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio Imagem: Márcia Foletto/ Agência O Globo

Vinícius Lisboa

Da Agência Brasil, no Rio

02/09/2014 17h38

A Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro multou em R$ 1.300 o consórcio de ônibus convencional Transcarioca pela redução da frota da linha de ônibus 736, que liga o bairro de Cascadura, na zona norte da cidade, ao centro de convenções Riocentro, na zona oeste.

A redução da frota, segundo a secretaria, foi o motivo do protesto que fechou a avenida das Américas por cerca de três horas na manhã desta terça-feira (2), paralisando o BRT Transoeste, que liga os bairros de Santa Cruz e Campo Grande à Barra da Tijuca. Caso não regularize a situação, o consórcio será autuado e multado neste mesmo valor diariamente.

A secretaria explica que a implantação prevê a substituição da linha convencional 736 pelo BRT 931A, que liga Curicica ao Recreio, mas que o processo deve ser feito sem prejuízo para os passageiros. O consórcio de ônibus Transcarioca opera linhas da região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

"O sistema BRT Transcarioca vem sendo implantado gradativamente e está atualmente na segunda etapa. As linhas convencionais determinadas saem de circulação de forma gradual ao mesmo tempo em que são implantadas as linhas alimentadoras, que garantem os deslocamentos até as estações", informa a nota.

Em comunicado, o consórcio Transcarioca informou que está apurando as circunstâncias de operação da linha 736 e esclarece que o serviço foi normalizado. Em relação à multa, o consórcio vai aguardar a notificação oficial.