Topo

Nível do sistema Cantareira cai para 5,5% e atinge seu nível mais crítico

Nível do sistema Cantareira chegou a 5,5% nesta quarta-feira (8) - Fabricio Bom Jardim/BrazilPhotoPress/Estadão Conteúdo - 7.out.2014
Nível do sistema Cantareira chegou a 5,5% nesta quarta-feira (8) Imagem: Fabricio Bom Jardim/BrazilPhotoPress/Estadão Conteúdo - 7.out.2014

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 09h36

O nível do sistema Cantareira, que abastece um terço da Grande São Paulo (6,5 milhões de pessoas), caiu nesta quarta-feira (8) para 5,5%, o nível mais crítico de sua história.

Em um mês, o nível do Cantareira caiu quase cinco pontos percentuais. No mesmo dia do ano passado, o Cantareira estava com 39,8% de sua capacidade de armazenamento de água.

De ontem (7) para hoje o sistema não acumulou nenhum milímetro de chuva. A média para o mês de outubro é de 130,8 milímetros.

Reservatórios de água na Grande SP

Confira entre quais reservatórios se divide o abastecimento de água na Grande São Paulo

Raio-x dos sistemas

E não há previsão de chuva nos próximos dias para todo o Estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, pancadas de chuva devem ser registradas a partir de segunda-feira (13).

Por causa do baixo índice dos reservatórios do Cantareira, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pretende usar uma segunda cota do volume morto --água que fica no fundo das represas. Uma primeira parte dessa reserva técnica começou a ser captada em 15 de maio deste ano.

No entanto, os Ministérios Públicos Estadual e Federal querem evitar isso. As instituições entraram com uma ação civil pública na Justiça na semana passada pedindo a proibição do uso da segunda cota do volume morto.

O governo do Estado criticou a ação civil pública. Segundo a secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, "a ação judicial parte de pressupostos que não são corretos e que vem sendo esclarecidos".

O superintendente da Sabesp, Marco Antonio Lopez Barros, disse ontem que a empresa pretende reduzir a vazão no manancial e que o uso da nova reserva profunda é "remota". (Com Estadão Conteúdo)