Topo

Dilma Pena diz que rodízio teria feito água acabar antes, mas não explica

Dilma Pena, presidente da Sabesp - Nelson Antoine/ Frame/ Estadão Conteúdo
Dilma Pena, presidente da Sabesp Imagem: Nelson Antoine/ Frame/ Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 12h40Atualizada em 15/10/2014 14h16

A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, disse na manhã desta quarta-feira (15) que se um racionamento tivesse sido implantado no começo deste ano a água do sistema Cantareira já teria acabado.

"Se nós tivéssemos implantado em fevereiro um racionamento de dois dias com água e um dia inteiro sem, a água teria acabado em meados de agosto", declarou ela, que presta depoimento pela segunda vez na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal que investiga queixas de falta de água na capital paulista.

"Nós temos segurança que a estratégia que estamos adotando é muito mais eficiente, embora muito mais difícil de explicar", falou, sem realmente explicar como isto seria melhor que não adotar racionamento nenhum.

Dilma Pena citou medidas tomadas pela companhia, como a transferência de água dos sistemas Guarapiranga, Alto Tietê e Rio Grande para abastecer moradores que antes recebiam água do Cantareira e a concessão de desconto de 30% para quem reduz o consumo em 20%.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-infografico$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/veja-quais-sao-os-reservatorios-de-agua-da-grande-sao-paulo-1394752281768.vm$escape.getQ())

Segundo ela, se o racionamento tivesse sido adotado, a empresa não poderia chamar a população para aderir ao bônus, porque "ela fica horas sem água". "Nós deixaríamos a população numa situação muito complicada como vimos em outras cidades do Estado", disse.

Questionada pelos vereadores da CPI por que a água do Cantareira já teria acabado se houvesse racionamento, ela respondeu: "Porque se economizaria menos água do sistema Cantareira", sem entrar em detalhes.

Os vereadores argumentaram que haveria mais água no conjunto geral dos sistemas. Ela não se manifestou sobre o comentário.

O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Nesta quarta-feira, o nível do sistema caiu para 4,3%, o menos de sua história.