Topo

Resgatados 156 trabalhadores em situação de escravidão no PI

Divulgação
Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/10/2014 09h59Atualizada em 25/10/2014 11h26

As polícias Federal e Rodoviária Federal, em conjunto com a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), resgataram 156 trabalhadores de situação de trabalho análogo ao de escravos nos municípios de Picos (a 314km de Teresina), Ilha Grande do Piauí (a 348km de Teresina) e Luís Correia (a 349km de Teresina), no Piauí.

A ação ocorreu entre os dias 2 de setembro e 2 de outubro, mas só foi divulgada nesta sexta-feira (24). Três empresas envolvidas foram interditadas e multadas.

O grupo trabalhava na extração do pó da palha de carnaúba e vivia em situação degradante. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os trabalhadores não tinham acesso a água potável e matavam a sede com água obtida em buracos cavados em leitos de rios, que era armazenada em vasilhames reutilizados.

Auditores fiscais informaram ainda que as refeições dos trabalhadores eram preparadas em buracos cavados no chão e que eles se alimentavam sentados no chão ou em troncos de árvores.

Foram constatadas ainda situações irregulares de instalações sanitárias – os trabalhadores faziam as necessidades fisiológicas no mato, já que não havia banheiro.

Também dormiam ao relento, em redes amarradas em árvores e não tinham nenhum EPI (Equipamento de Proteção Individual) para realizarem o trabalho, além de não terem carteira assinada ou se submetido a exames médicos admissionais.

Três empresas responsáveis pela extração do pó da palha de carnaúba que mantinham os trabalhadores foram autuadas pela SRTE. Os nomes das empresas não foram divulgados.

As empresas terão de pagar o valor de R$ 120 mil  correspondentes a verbas rescisórias.

Porém, como se negaram a pagar os valores devidos aos trabalhadores, a PRT (Procuradoria Regional do Trabalho) vai ingressar com ACP (Ação Civil Pública) na Justiça do Trabalho, com base no relatório da fiscalização, para que sejam condenadas a indenizar os trabalhadores.