Topo

Justiça manda bloquear R$ 8,9 milhões da Máfia do Asfalto de SC

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

17/12/2014 15h51

A Justiça de Santa Catarina determinou o bloqueio R$ 8,9 milhões em dinheiro e bens de sete suspeitos de fraudar licitações de asfaltamento de ruas no escândalo conhecido como “Operação Tapete Negro”, ocorrido em Blumenau (150 km de Florianópolis) entre 2005 e 2012.

O principal envolvido é o ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing (PSD), deputado federal eleito que tomará posse em janeiro. Nos meios políticos o nome dele é dado como certo para o secretariado da segunda gestão do governador Raimundo Colombo (PSD), possivelmente na pasta da Saúde.

INVESTIGADOS NEGAM CRIMES

  • Renan Antunes de Oliveira/UOL

  • Ex-secretário que disse que povo 'tem que se f...' chora e diz ser 'um homem que ajuda a todos'

A ação é conduzida pelo promotor Gustavo Mereles Ruiz Dias, da 14ª Promotoria de Blumenau. Ele pediu o bloqueio para garantir a devolução aos cofres públicos, caso consiga a condenação dos envolvidos. Dias ofereceu denúncias nas áreas criminal, administrativa e eleitoral.

 

A Promotoria investiga o caso desde 2006. O inquérito original apurava denúncias de terceirização de obras executadas pela URB (Companhia Urbanizadora de Blumenau).

 

Em 2012, o MP obteve gravações telefônicas supostamente incriminando os investigados em fraudar licitações para asfaltamento de ruas, daí o nome "Operação Tapete Negro".

 

No final daquele ano o Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público Estadual, cumpriu 37 mandados de busca na prefeitura, empresas e casas dos servidores e empresários envolvidos.

 

Segundo Dias, a condição de deputado eleito de Kleinubing lhe dará imunidade nas ações criminais (hoje em sigilo, na 2ª Vara Criminal da cidade), mas os demais casos continuarão na comarca de Blumenau.

 

Os bens dos envolvidos foram bloqueados por ordem do juiz João Batista Sell. Kleinubing obteve uma liminar do Tribunal de Justiça, anunciada segunda-feira (15), conseguindo liberação parcial de seus bens.

 

Tiveram bens bloqueados o ex-secretário municipal Éder Marchi, o representante da empresa Rodomaq Flávio Hayashi, o ex-presidente da URB Eduardo Jacomel,  o ex-diretor da URB Victor Farias, o diretor da empresa Construpav Israel Souza, e o vereador Célio Dias (PR).

 

Assessores do ex-prefeito Kleinubing foram contatados, mas não responderam à reportagem. César Wolff, advogado do ex-secretário Marchi, afirmou que a defesa de seu cliente já foi entregue à Justiça. No documento, afirma que a licitação contestada foi feita dentro da lei.

 

O vereador César Dias (PR), que esteve afastado do cargo em virtude da ação até agosto, quando foi liberado para reassumir pelo TSE, disse que vai recorrer.

 

Os demais não foram localizados pela reportagem.

Entenda o esquema