Topo

Sobram mulheres em oito regiões metropolitanas do país, diz IBGE

Gerlanda de Lima Ataíde, 22: "Está difícil encontrar um [homem] que vale a pena" Imagem: Beto Macário/UOL

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

17/12/2014 10h00

Está sobrando mulher e faltando homem em oito regiões metropolitanas do país. Essa é uma das conclusões da Síntese de Indicadores Sociais 2013, divulgada nesta quarta-feira (17), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a pesquisa, as Grandes São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife e Belém têm predominância do sexo feminino. A capital com mais mulheres é o Rio de Janeiro, com 53,6% do total da população de pessoas do sexo feminino.

Veja também

E não é só nas capitais que o homem está falta. Segundo os dados do IBGE, 51,4% da população é composta por mulheres e 48,6%, de homens. O número de mulheres é maior em todas as regiões do país, exceto no Norte, onde há pequena vantagem -- 50,1% de pessoas do sexo masculino contra 49,9% do sexo feminino.

A estudante Gerlanda de Lima Ataíde, 22, sente na pele as dificuldades em conseguir um namorado. "Está difícil encontrar um que vale a pena. Vai chegar um ponto de ter que dividir com outras dez mulheres", disse.

A também estudante Patrícia Gomes, 31, ainda afirma que a concorrência não é só entre as mulheres. "Hoje temos outros homens na disputa", afirmou.

Já o estudante Leonilson Lessa, 22, comemora a prevalência feminina. "Para quem está solteiro, é muito bom ter mais mulheres. Isso faz com que elas tomem a iniciativa", disse.

País

No país, em apenas quatro Estados existe mais homens que mulheres: Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará. Homens e mulheres estão em condição de igualdade em Goiás, Mato Grosso e Amapá.  

Segundo o levantamento do IBGE, a razão de sexo –que é calculada pela razão entre o número de pessoas do sexo masculino por 100 pessoas do sexo feminino-- foi de 94,5 para o Brasil em 2013. “Percebe-se que em todas as Regiões Metropolitanas a razão de sexo foi inferior a 100, ou seja, apresentavam maior concentração de mulheres que homens", apontou o instituto. 

Entre as unidades da federação, Rio de Janeiro apresentou maior proporção de mulheres (53,2%) e menor razão de sexo (88%)”, diz o relatório da síntese.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sobram mulheres em oito regiões metropolitanas do país, diz IBGE - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano