Maranhão e Piauí têm menos da metade da população com alimentação garantida
Os Estados do Maranhão (39,1%) e Piauí (44,4%) têm menos da metade da população com alimentação assegurada, segundo estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta quinta-feira (18). Das 27 unidades federativas, são as duas únicas abaixo dos 50%, embora tenham registrado aumento percentual de 3,6 pontos e 3,3 pontos, respectivamente, em comparação com o ano de 2009. Por outro lado, o ranking da segurança alimentar no país tem como destaques positivos Espírito Santo (89,6%), Santa Catarina (88,9%) e São Paulo (88,4%).
Paralelamente, o IBGE elaborou no mesmo estudo um ranking com os Estados de pior classificação em relação à insegurança alimentar, isto é, onde a fome se faz mais presente ou é motivo de preocupação. Maranhão (23,7%) e Piauí (19%) estão em situação mais crítica, seguidos pelo Pará (17,5%) e pelo Acre (17,3%). Já São Paulo (3,6%), Santa Catarina (3,6%) e Distrito Federal (3,5%) são as unidades federativas com os menores índices de insegurança alimentar. Os dados analisados na pesquisa Suplemento de Segurança Alimentar são da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Veja o ranking dos Estados:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.