Topo

Cartazes alertam para risco de ladrões armados com facas na Lagoa (RJ)

Marcelo Piu/Agência O Globo
Imagem: Marcelo Piu/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

24/04/2015 12h02

Cansados da rotina de assaltos no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, moradores decidiram afixar mensagens ao longo da ciclovia próxima ao parque dos Patins para alertar ciclistas e pedestres sobre o risco de roubos e outros atos de violência.

Os cartazes alertam, inclusive, para a presença de criminosos armados com facas. "O horário é por volta das 6h e 7h da manhã. Dois indivíduos abordam o ciclista, um deles portando ao menos uma faca, e levam a bicicleta, celular e demais pertences."

No último domingo (19), o francês Victor Didier, 19, morador da Gávea, também na zona sul, pedalava pelo local quando foi atacado por ladrões nas proximidades do Jardim de Alah, segundo informações do jornal "O Globo".

O pai da vítima, Christophe Didier, afirmou ao jornal carioca que Victor foi golpeado com uma faca com "lâmina de mais de 30 centímetros", que atingiu os dois pulmões do jovem.

"Por sorte, ele não morreu. Primeiro, eles tentam matar, para depois roubar uma bicicleta que vale menos de R$ 1.000", disse ele. "Agora é assim que os ladrões agem no Rio? É inacreditável. A Lagoa virou um pesadelo", completou.

Procurada pela reportagem do UOL, a Polícia Militar do Rio informou que o patrulhamento na Lagoa é realizado 24 horas por dia. O comandante do batalhão do Leblon (23º BPM), tenente-coronel Jorge Ferraz, informou que motos percorrem o bairro. A segurança é reforçada com policiais que vendem seus dias de folga por meio do RAS (Regime Adicional de Serviço).

"O policiamento é distribuído na área da unidade conforme o registro das ocorrências, por isso é importante que a vítima registre a ocorrência na delegacia, pois é por meio destes números que se pode planejar o policiamento e prestar um melhor serviço para a população", informou a PM, em nota.

Assaltos na Lagoa - Marcelo Piu/Agência O Globo - Marcelo Piu/Agência O Globo
Mensagem colada em uma lixeira cita casos recentes de roubo a ciclistas na Lagoa
Imagem: Marcelo Piu/Agência O Globo