Topo

Alemão é preso em MG por gastar dinheiro de consulado para viajar pelo país

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

29/04/2015 18h26Atualizada em 29/04/2015 18h58

Um alemão foi preso, nesta quarta-feira (29), acusado de usar dinheiro fornecido pelo consulado alemão --que deveria ser utilizado para bancar seu retorno ao país de origem-- em andanças por regiões do Brasil.

Manfred Lebensieg, 47, foi detido quando estava dentro de um restaurante, às margens da rodovia Fernão Dias, próximo à cidade de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o homem está em situação irregular no país e foi levado para o setor de imigração da Polícia Federal.

Conforme a ocorrência, havia o registro de uma queixa feita pelo consulado alemão na qual o preso teria feito pedido de dinheiro, em representações alemãs, alegando que não tinha recurso para retornar ao país europeu. No entanto, ainda de acordo com a ocorrência, ele usa a verba para tanto para se manter no local como para se deslocar a alguma outra região, mantendo a condição de andarilho.

Ainda de acordo com informação da PRF, há relato de que o suspeito tenha utilizado o método no Egito e se preparava para sair do Brasil em direção à Venezuela.  A corporação informou que ele possui passaporte e, aparentemente, conhece poucas palavras em português.  

Em nota enviada ao UOL, o Consulado Geral da Alemanha, no Rio de Janeiro, disse não ter sido notificado de maneira oficial sobre a prisão de um cidadão alemão em Minas Gerais.

"Devido à política de proteção aos dados pessoais dos cidadãos alemães, este consulado fica impossibilitado de dar informações sobre casos desse tipo que sejam confirmados", diz o informe.