Topo

PM de Penápolis (SP) interrompe ronda para alimentar cão faminto; veja foto

PM Lauro Miller alimenta um cachorro abandonado em rua de Penápolis (SP) - Reprodução/Facebook
PM Lauro Miller alimenta um cachorro abandonado em rua de Penápolis (SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

24/06/2015 18h18

O gesto de um policial militar de Penápolis (480 km de São Paulo), que alimentou um cachorro de rua faminto, comoveu internautas e gerou repercussão nas redes sociais desde que foi postada, na quinta-feira (18). Desde então, a imagem, feita pelo parceiro de trabalho do policial, já tem mais de 252 mil curtidas e 81 mil compartilhamentos no Facebook.

Lauro Miller, de 28 anos, autor da boa ação, é policial há sete e conta que patrulhava um bairro na periferia da cidade quando notou a presença de um cachorro, muito magro e aparentemente debilitado. "Estávamos patrulhando o bairro com o objetivo de combater o tráfico de drogas. Já tínhamos terminado nossa ação e íamos para outro local, quando passamos pelo cachorro", conta.

Comovido com a situação do animal, Miller foi, com a viatura, até uma casa de ração que fica nas proximidades do local e comprou R$ 3 em alimento para o cachorro. Voltou, então, ao local onde havia encontrado o animal, que estava por lá. "Dei a ração pra ele ali na rua mesmo ", lembrou.

Ele conta ainda que, depois de comer, o animal acabou saindo correndo, o que impediu que ele acionasse alguma ONG de auxilio a animais abandonados. "Mas espero que ele seja encontrado e ajudado logo", disse.

Divulgação feita por instrutor de segurança ajudou na repercussão

A foto surgiu quando o policial Ederson do Passos Gropo, que acompanhava Miller durante o patrulhamento, achou resolveu registrar o momento. Depois, ele compartilhou a imagem em sua página no Facebook. A partir de então, ela começou a ser divulgada.

Mas foi graças ao consultor de segurança brasileiro Marcos do Val, que é instrutor da SWAT norte-americana, que a imagem ganhou repercussão na Internet.

Do Val postou a foto em sua página pessoal na rede social, que tem mais de 1,5 milhão de curtidas.A intenção, segundo ele, foi divulgar uma boa ação da polícia, que muitos não conhecem. "Esse é o soldado  Lauro Miller, da Polícia Militar de São Paulo. Como dizem, uma imagem vale por mil palavras!", disse ele, ao compartilhar a imagem.

Procurado, ele informou que esse tipo de ação é corriqueira em outros países mas que, no Brasil, infelizmente ainda não é comum. "Por isso, achei justo valorizar quem teve esse pensamento", disse.

População de Penápolis aprova gesto de Miller

Entre a população de Penápolis, a medida recebeu intensos elogios, especialmente nas redes sociais. "Coração humano são poucos que carregam no peito  Foi um gesto de amor.  Parabéns ao policial militar Lauro Miller, um verdadeiro exemplo", disse Irene Bistaffa, moradora na cidade.

Para Miller, a intensa repercussão da foto foi boa para mostrar o lado humano e positivo do trabalho da PM, que, segundo o policial, sempre é criticada. "Mostra que a Polícia Militar também é composta por pessoas humanas, ao contrário do que muitos dizem", conta.

Mais Cotidiano