Topo

Justiça condena dois adolescentes por morte de médico esfaqueado no Rio

Do UOL, no Rio

29/06/2015 19h27

A Justiça do Rio de Janeiro condenou nesta segunda-feira (29) o primeiro e o terceiro adolescentes apreendidos por envolvimento na morte do médico Jaime Gold, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da capital fluminense, a cumprirem medidas socioeducativas e internação por até três anos, por infração análoga a latrocínio.

O outro jovem, o segundo a ser apreendido pela polícia, foi absolvido, apesar de ter confessado participação no crime.

O médico foi esfaqueado durante um assalto enquanto andava de bicicleta na noite de 19 de maio e morreu na madrugada seguinte.

Com a decisão da juíza Michelle de Gouvêa Pestana Sampaio, da Vara da Infância e Juventude da Capital, os dois adolescentes condenados, o primeiro de 16 anos e o segundo de  irão permanecer sob os cuidados do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). O processo corre em segredo de Justiça.

O Ministério Público havia pedido a condenação do primeiro porque, de acordo com os autos, foi reconhecido pela única testemunha ocular do crime.

Capturado em casa

O adolescente A, de 16 anos, foi localizado em casa dois dias após a morte de Gold, na favela de Manguinhos, na zona norte da cidade. Em depoimento à Divisão de Homicídios, o suspeito --que, até então, acumulava 15 passagens pela polícia-- confirmou que roubava bicicletas na zona sul do Rio, mas negou ter participado do assassinato do cardiologista.

Na ocasião, o chefe da DH, delegado Rivaldo Barbosa, afirmou que não tinha dúvida de que o adolescente era um dos autores do crime. "Foi uma forma brutal como o médico foi atingido. Ele recebeu no mínimo quatro golpes. A ação foi sorrateira, por trás, com traição", declarou ele no dia 22 de maio. Ainda de acordo com a polícia, A. teria sido reconhecido por uma testemunha.

Entregue pela mãe

O adolescente B., de 15 anos, se entregou à polícia no dia 27 de maio, após ser convencido pela mãe e pela avó. Em depoimento, o jovem confessou participação na morte de Gold, mas declarou que o responsável por esfaquear a vítima teria sido o primeiro adolescente apreendido, A.

B. revelou ainda ter jogado no rio Maracanã, na zona norte da cidade, a faca utilizada por A. Após o crime, B. teria pedalado da lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, à favela do Jacarezinho, na zona norte, onde morava com o pai. A arma do crime teria sido ocultado no decorrer desse trajeto. B. disse também que a bicicleta da vítima foi vendida por R$ 1.700. A Divisão de Homicídios ainda está tentando descobrir quem seria o suposto receptor da bicicleta.

Na ocasião, a delegada-adjunta da DH Patrícia Aguiar afirmou categoricamente que as informações obtidas com o depoimento do segundo menor apreendido representavam o ponto final da apuração. "Para a polícia, o caso está encerrado. Não há menor dúvida da participação dos dois. São provas robustas", declarou.

Mais uma confissão

O terceiro adolescente foi apreendido na noite de 2 de junho, após se entregar à 25ª DP (Engenho Novo), na zona norte da cidade, na companhia da irmã e do padrasto. C., de 16 anos, confessou ter participado da ação criminosa e inocentou o primeiro suspeito, A.

Segundo a polícia, de acordo com a nova versão dos fatos, B. e C. teriam sido os responsáveis pelo assassinato de Gold. Ainda de acordo com C. coube ao segundo menor apreendido, B., desferir as quatro facadas que mataram a vítima.