Topo

TJ-SP investiga juiz que soltou traficante e nega pacto com "ilicitude"

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 18h15

Na tarde desta sexta-feira (28), o Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou uma nota em que afirma que investiga o desembargador Otávio Henrique de Sousa Lima, que autorizou a libertação do traficante Welinton Xavier dos Santos.

O desembargador é suspeito de participação em um esquema de distribuição de habeas corpus para que ele próprio julgasse os pedidos - sempre de bandidos ligados ao crime organizado - a decisões que soltaram traficantes perigosos. A sindicância aguarda a defesa do desembargador. “O único episódio de distribuição dirigida também gerou imediato procedimento administrativo em regular tramitação”, informa o texto.

O TJ-SP negou ainda que o Judiciário sofra influência da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), como noticiado pela Band News. “O Tribunal de Justiça de São Paulo, em seus 141 anos de existência, nunca pactuou com a ilicitude, nunca se afastou de uma incensurável postura ética, não hesitando em auto-amputação quando necessário”, completa o texto.