Topo

Empresa suspende atividades de mineração em Mariana

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Mariana

06/11/2015 11h33

A mineradora Samarco, responsável pelas barragens rompidas em Mariana (MG), decidiu suspender nesta sexta-feira (6) as operações da mina de Germano. O local abriga a barragem de Fundão, a primeira que rompida na tarde de quinta-feira (5).

A empresa informou na manhã desta sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e diversas instituições foram integradas ao Plano de Ação Emergencial de Barragens da empresa. As barragens de Fundão e Santarém ficam no distrito de Bento Rodrigues.

"A Samarco está mobilizando todos os esforços necessários para priorizar o atendimento e a integridade das pessoas que estavam trabalhando no local ou que residem próximas às barragens, além das ações para conter os danos ambientais. As operações da Samarco na unidade de Germano estão paralisadas", informa a empresa.

A área de trabalho da Samarco, na região de Mariana, são compostas por quatro estruturas: barragens de Germano, Fundão, Santarém e Cava de Germano. De acordo com a empresa, todas possuem licenças de operação.

"A última fiscalização ocorreu em julho de 2015 e indicou que as barragens encontravam-se em totais condições de segurança. A Samarco também realiza inspeções próprias, conforme Lei Federal de Segurança de Barragens, e conta com equipe de operação em turno de 24 horas para manutenção e identificação, de forma imediata, de qualquer anormalidade", informa a Samarco.