Topo

Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em SP

Do UOL, em São Paulo

21/12/2015 16h36

Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). Pelo menos uma pessoa morreu. O local não estava aberto para visitas. 

Acredita-se que o fogo tenha começado por volta das 16h30 no primeiro andar do museu e rapidamente passou para os andares de cima. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, já foi destruída.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 37 carros e 97 profissionais estão no local para combater as chamas. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. Por volta das 17h10, a corporação relatou ter controlado o fogo.

A CPTM informou que, por motivo de interferência externa, os trens não estão circulando entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, bem como entre as estações Luz e Brás. 

Por motivo de segurança, o acesso à estação Luz foi fechado. A empresa recomenda que os passageiros recorram ao metro, que está funcionando normalmente. Mas quem precisa usar as linhas da CPTM, deve se dirigir à estação Brás ou Palmeiras-Barra Funda. 

O trânsito na Praça da Luz, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), está totalmente bloqueado, nos dois sentidos.

Em entrevista à "Globo News", a curadora do Museu da Língua Portuguesa, Isa Ferraz, disse que o incêndio não representa necessariamente uma perda ao acervo. Segundo ela, há cópias dos documentos armazenados em outros locais.

"Meu único alívio é que esse museu é totalmente baseado em um acervo audiovisuais e interativos. Ou seja, não há nada dentro dele que seja totalmente perdido", disse o curador Marcello Dantas à rádio "CBN". "Mas é uma perda gigante de formação para a cidade."

Sobre o museu

Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa é composto por três pavimentos dedicados à valorização e difusão do idioma (patrimônio imaterial). Reúne exposições sobre as origens, a história e as influências sofridas pela língua, bem como promove cursos, palestras e seminários sobre o tema.

O espaço fica aberto a visitas de terça a domingo, das 10h às 17h. Estava em cartaz a exposição "Esta Sala é uma Piada", que reunia mais de 100 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionadas do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O edifício é considerado um patrimônio histórico do século 19, inspirado na construção inglesa. Em 1946, um incêndio teria destruído boa parte do prédio, que foi restaurado em 2006. O projeto de restauração chegou a custar R$ 37 milhões.