Topo

Criminosos atacam bases de UPP no Complexo do Alemão, no Rio

Crianças brincam perto de policiais em rua no Alemão, na zona norte do Rio  - Fábio Teixeira/UOL
Crianças brincam perto de policiais em rua no Alemão, na zona norte do Rio Imagem: Fábio Teixeira/UOL

Do UOL, no Rio

28/12/2015 11h40

Um grupo de criminosos atacou duas bases da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Alemão, localizadas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (27). Segundo a coordenadoria das UPPs, os disparos atingiram as partes elétrica e hidráulica de um dos prédios, provocando um princípio de incêndio, controlado pelos policiais.

Nas redes sociais, moradores reclamaram de um forte tiroteio na região. “Tiros neste momento no Alemão, próximo à UPA. Cuidado, povo”, escreveu um internauta. “Disparos de fuzil na base da UPP Alemão”, relatou outro internauta, no Twitter.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, antes do ataque agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) realizavam um patrulhamento na rua Joaquim de Queiros, perto da rua Canitar, Beco do Sabino, próximo à UPP, quando avistaram dois homens ainda não identificados armados. Segundo os policiais, o confronto foi breve e eles não tiveram notícias de pessoas feridas.

O policiamento foi reforçado na região. O caso está a cargo da 45ª DP (Alemão).

Formado por 15 favelas e cinco UPPs, o Complexo do Alemão é uma das comunidades mais afetadas pelos enfrentamentos entre polícia e criminosos no Rio. O local foi ocupado, primeiro pelo Exército, em 2010, e depois pela polícia, em 2012.