Médico que caiu de varanda de pousada no Piauí morre em hospital de SP

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Arquivo pessoal

    Leânia e Paulo César Telles

    Leânia e Paulo César Telles

O médico goiano Paulo César de Carvalho Telles, 57, que caiu com a mulher, Leânia Garcia Telles, 57,  da sacada de uma pousada em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, morreu na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo. O casal estava hospedado na pousada Casa da Tartaruga quando encostou no guarda-corpo da varanda para tirar uma foto e a estrutura desabou. O acidente ocorreu no dia 30 de dezembro.

A morte de Telles foi comunicada pela Clínica do Coração de Rio Verde (GO), onde ele atuava como cardiologista e era um dos proprietários. Segundo o comunicado, o médico morreu às 9h30 (horário de Brasília). O corpo dele vai ser trasladado para Rio Verde, onde será enterrado. Os locais e horários do velório e enterro ainda não foram divulgados.

O UOL entrou em contato com a filha do médico, Nara Telles, mas ela informou que a família não vai conversar com a imprensa. A mulher dele, que recebeu alta há uma semana, está em São Paulo.

O Paulo César Telles estava internado no Incor (Instituto do Coração) desde o último sábado (16), quando foi transferido em um avião com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Marcos, em Teresina, onde ficou 17 dias internado.

Nesta segunda-feira (18), a equipe do InCor avaliou o estado de saúde dele, constatou a morte cerebral e abriu o protocolo para certificação do óbito. Segundo o sobrinho de Telles Fernando Martins, a família pretendia doar os órgãos do médico, porém, nesta terça-feira, o hospital informou que a família não autorizou a divulgação se foi realizado algum procedimento para a doação.

"Estamos em um momento muito difícil, mas já conversamos e os órgãos do meu tio que puderem ser doados, serão doados. Não sabemos quando vai ser feita a doação, mas já informamos ao hospital o nosso desejo", disse Martins.

Martins afirmou ainda que a família registrou BO (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil, na semana passada. O boletim de ocorrência relatava lesões corporais no casal. Porém, segundo o delegado Christhian Mascarenhas, da Polícia Civil do Piauí, com a morte de Telles, o inquérito deverá mudar para homicídio e lesão corporal.

Mascarenhas disse que está intimando os responsáveis pela pousada e testemunhas para investigar as causas do acidente. "Vamos investigar se houve negligência ou não. Estamos apurando as responsabilidades do proprietário da pousada", disse o delegado, que é titular da delegacia de Luís Correia, município vizinho à Cajueiro da Praia.

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e peritos do Icrim (Instituto de Criminalística) vistoriaram as instalações da Casa da Tartaruga, nesta terça-feira, a pedido da Polícia Civil.

A perícia vai auxiliar nas investigações do inquérito policial aberto sobre o acidente. O documento deverá ficar pronto em dez dias e, caso seja comprovado que as demais estruturas da pousada estão comprometidas, o local será interditado.

Viagem

Telles e Leânia são de Rio Verde (GO) e decidiram passar a última semana do ano na praia. O casal viajou com a filha, Nara Telles, e outros familiares para Cajueiro da Praia, no dia 27 de dezembro. Leânia contou à família que eles não perceberam que a estrutura de madeira da saca do quarto da pousada estava em más condições.

Antes do acidente, Telles havia tirado a foto da mulher encostada no parapeito e depois resolveu fazer uma selfie no mesmo local para enviar à outra filha, Nathália Telles, que não viajou com o grupo. Eles caíram de costas do primeiro andar no térreo da área externa da pousada e sofreram várias lesões pelo corpo.

Leânia sofreu lesões nas vértebras e coluna, além de escoriações pelo corpo. A médica recebeu alta da UTI no dia 4.

Já Telles fraturou costelas, teve o pulmão perfurado e sofreu também lesões em três vértebras da coluna. Durante a internação, ele estava se submetendo às sessões de diálise para que os rins e o fígado voltassem a funcionar.

O UOL procurou os responsáveis pela pousada Casa da Tartaruga, mas ninguém se manifestou sobre a morte do médico.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos