No Dia da Mulher, Dilma cita projeto atrasado de apoio a vítima de agressão

Do UOL, no Rio

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    A presidente Dilma Rousseff enviou "abraço carinhoso" às brasileiras

    A presidente Dilma Rousseff enviou "abraço carinhoso" às brasileiras

Em texto publicado no seu perfil no Facebook no início da tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff listou avanços, mas reconheceu a necessidade de "consolidar conquistas e ampliar direitos".

Segundo a chefe de Estado, é preciso dar "cada vez mais oportunidades às brasileiras, rumo a uma cidadania plena das mulheres". Na mensagem, a presidente citou a Lei do Feminicídio, sancionada há um ano, que transformou o assassinato de mulheres decorrentes de violência doméstica ou discriminação de gênero em crime hediondo, e a Lei Maria da Penha, de 2006, classificada por ela como um marco na luta contra a violência contra a mulher, "reconhecido internacionalmente".

A presidente também falou da Casa da Mulher Brasileira, principal eixo do programa "Mulher: Viver sem Violência", lançado pelo governo federal em 2013 para combater a violência doméstica. O projeto, no entanto, sofre com atrasos e promessas não cumpridas.

Na época do lançamento, Dilma prometeu investir R$ 117 milhões para a construção das unidades, dos quais, passados quase três anos, 91% já foram aplicados, mas apenas 7,4% do projeto foi entregue. Todas as capitais brasileiras deveriam ter uma unidade, mas apenas duas foram inauguradas até o momento -- em Campo Grande e no Distrito Federal.

Na mensagem aos seguidores da rede social, a presidente enviou um "abraço carinhoso" a quem luta "diariamente para criar seus filhos, para ter uma profissão, para se afirmar como pessoa e construir um país mais igual e mais justo".

Em sua conta no Twitter, ela ainda escreveu que "nos últimos 13 anos, o governo tem tido como prioridade a questão de gênero e a garantia dos direitos das mulheres".

Dilma não fará um discurso em rede nacional. No ano passado, um pronunciamento em homenagem a esse dia acabou sendo alvo de panelaço por todo o país.

No #DiaInternacionalDaMulher, meu abraço carinhoso a todas as brasileiras que lutam diariamente para criar seus filhos,...

Posted by Dilma Rousseff on Tuesday, March 8, 2016

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos