Com risco de telhado desabar, igreja mais antiga de BH é interditada

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

    Capela Nossa Senhora do Rosário, em Belo Horizonte

    Capela Nossa Senhora do Rosário, em Belo Horizonte

Mais antiga edificação religiosa em Belo Horizonte (MG), com 118 anos de idade, a Capela Nossa Senhora do Rosário, na confluência da avenida Amazonas com ruas São Paulo e Tamoios, área central da capital mineira, foi fechada nesta quinta-feira (2) por tempo indeterminado devido ao risco de desabamento do teto.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a igreja vai passar por obras para restauração do teto, mas ainda não há estimativas de quanto será investido na restauração.

A arquidiocese também informou que já acompanhava a situação de deterioração do telhado e, assim, ela própria acionou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para fazer a verificação das condições. Técnicos do órgão fizeram uma vistoria e confirmaram a existência de risco para a estrutura, recomendando a interdição do templo.

A Capela Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em setembro de 1897, três meses antes das solenidades de inauguração de Belo Horizonte. Sua arquitetura com traços de clássico, gótico e barroco. A estimativa é de que 2 mil pessoas frequentem a diariamente a igreja, que tem capacidade para 170 pessoas sentadas.

Ainda de acordo com a assessoria da arquidiocese, já existem estudos prontos para iniciar as obras de escoramento do telhado. Só depois disso é que vão começar as intervenções para a restauração da estrutura.

A capela é tombada pelo patrimônio artístico e histórico do município, o que exige o acompanhamento dos órgãos da área cultural e de patrimônio para qualquer modificação que seja necessária. Ainda não há prazo para a conclusão dos serviços.

Segundo nota da instituição, "as providências necessárias para preservar a integridade dos fiéis e salvaguarda do patrimônio histórico, cultural e artístico de Belo Horizonte estão sendo prioritariamente adotadas".

Com o fechamento da Capela Nossa Senhora do Rosário, estão canceladas as duas missas diárias, 11h e 18h30, e as três nos sábados e domingos, 11h, 17h e 18h30. Também estão canceladas as confissões, que ocorriam diariamente no local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos