Abin é alvo de críticas no Facebook após post sobre suspeitos de terrorismo
A menos de um mês dos Jogos Olímpicos do Rio e com a preocupação da eventual ação de terroristas no evento, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) publicou um post em sua página no Facebook para ensinar à população como identificar possíveis suspeitos de atos extremistas. Mas a iniciativa não deu muito certo.
Na publicação, feita na sexta-feira passada (8), a Abin descreve pessoas suspeitas como aquelas que "utilizam roupas, mochilas e bolsas destoantes das circunstâncias e do clima" e "agem de forma estranha e demonstram intenso nervosismo". Também pedia a colaboração popular. Não demorou para que internautas começassem a criticar e ironizar o tom adotado pela agência.
Em nota, a Abin explicou que "o trabalho de prevenção é dificultado por não haver descrição, perfil ou comportamento que possa, de forma simples, direta e inequívoca, identificar um terrorista. No entanto, a combinação de pequenos indícios pode ser evidência de comportamento associado à intenção de prática terrorista".
"Isso é sério?", perguntou Sandro Souza, ao compartilhar a imagem. "Acabei de descobrir que sou terrorista. Vou ali na padaria me explodir e já volto", brincou o internauta Ariel Luiz. Já o comentário de João Marcelo Metz ganhou mais de 1.500 curtidas: "Cuidado ao ver um homem vestindo paletó e se dirigindo ao Congresso Nacional, muitos parecem trabalhadores, mas não se engane com suas bolsas destoantes e intenso nervosismo".
Também nos comentários, Márcia Andrade criticou a Abin: "Agência Brasileira de Inteligência descrevendo a aparência de terrorista me faz imaginar que espécie de profissionais de Inteligência eles formam. Céus, que ingenuidade! Um terrorista que se preza tem a aparência que ele quiser, OK?".
Em abril, a Abin confirmou a existência de uma ameaça terrorista ao Brasil. Em junho, o UOL noticiou que a agência monitorava um grupo em português criado pelo Estado Islâmico no aplicativo Telegram.
Outro lado
Leia a íntegra da nota da Abin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.