Prefeito de Santa Maria assume a Secretaria de Segurança do RS
O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer (PMDB), se licenciará do cargo para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Estado que enfrenta uma grave crise de violência. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (2) pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).
Schirmer comandava Santa Maria quando ocorreu o incêndio na Boate Kiss, em janeiro de 2013, que deixou 242 mortos. Ele foi indiciado no inquérito civil que apurou responsabilizações sobre a tragédia, mas a investigação acabou arquivada pelo Ministério Público.
O nome de Schirmer chega em um momento delicado para o governo Sartori, após a demissão do ex-secretário da pasta, Wantuir Jacini, que culminou com o pedido de auxílio da Força Nacional. E o presidente da AVTSM (Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), Sérgio Silva, questiona a nomeação.
"Segurança sempre foi para nós prioridade junto com educação e saúde. Tenho consciência e conhecimento de que Schirmer já enfrentou grandes desafios em sua vida como gestor público. Tem qualificação pessoal e profissional. É um homem talhado para essa nova tarefa e desafiadora missão. É uma escolha muito pessoal, muito própria. É um homem da minha total confiança", declarou Sartori após o anúncio.
Schirmer é advogado e já exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele foi secretário estadual da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura, e chegou a disputar a Prefeitura de Porto Alegre em 1992, quando foi derrotado por Tarso Genro (PT).
Crise na segurança
Na última quarta-feira (31), o governo decretou situação de emergência no sistema prisional do Estado. O anúncio foi feito com intuito de acelerar a criação de vagas para presos.
A decisão foi tomada em uma reunião com o Gabinete de Segurança, criado na semana passada após a exoneração do então secretário da pasta. Jacini deixou o cargo após o crescimento desenfreado dos índices de criminalidade no Estado.
O fato que determinou sua demissão, porém, foi o latrocínio (roubo seguido de morte) de Cristine Fagundes, 44, enquanto esperava o filho em frente à escola, na zona norte de Porto Alegre, há uma semana.
Incêndio na Kiss
Em relação à Boate Kiss, Schirmer chegou a ser indiciado pela Polícia Civil com outros servidores da Prefeitura de Santa Maria e secretários por improbidade administrativa. Os delegados entenderam que o prefeito foi omisso e negligente.
Em março deste ano, o Ministério Público arquivou a investigação, livrando Schirmer da responsabilização.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.