Topo

Prefeito de Santa Maria assume a Secretaria de Segurança do RS

Cezar Schirmer, novo Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, - Jean Pimentel/Agência RBS
Cezar Schirmer, novo Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Imagem: Jean Pimentel/Agência RBS

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

02/09/2016 14h52

O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer (PMDB), se licenciará do cargo para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Estado que enfrenta uma grave crise de violência. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (2) pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).

Schirmer comandava Santa Maria quando ocorreu o incêndio na Boate Kiss, em janeiro de 2013, que deixou 242 mortos. Ele foi indiciado no inquérito civil que apurou responsabilizações sobre a tragédia, mas a investigação acabou arquivada pelo Ministério Público. 

O nome de Schirmer chega em um momento delicado para o governo Sartori, após a demissão do ex-secretário da pasta, Wantuir Jacini, que culminou com o pedido de auxílio da Força Nacional. E o presidente da AVTSM (Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), Sérgio Silva, questiona a nomeação.

"Segurança sempre foi para nós prioridade junto com educação e saúde. Tenho consciência e conhecimento de que Schirmer já enfrentou grandes desafios em sua vida como gestor público. Tem qualificação pessoal e profissional. É um homem talhado para essa nova tarefa e desafiadora missão. É uma escolha muito pessoal, muito própria. É um homem da minha total confiança", declarou Sartori após o anúncio.

Schirmer é advogado e já exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele foi secretário estadual da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura, e chegou a disputar a Prefeitura de Porto Alegre em 1992, quando foi derrotado por Tarso Genro (PT).

Agentes da Força Nacional iniciam patrulhamento em Porto Alegre

SBT Online

Crise na segurança

Na última quarta-feira (31), o governo decretou situação de emergência no sistema prisional do Estado. O anúncio foi feito com intuito de acelerar a criação de vagas para presos.

A decisão foi tomada em uma reunião com o Gabinete de Segurança, criado na semana passada após a exoneração do então secretário da pasta. Jacini deixou o cargo após o crescimento desenfreado dos índices de criminalidade no Estado.

O fato que determinou sua demissão, porém, foi o latrocínio (roubo seguido de morte) de Cristine Fagundes, 44, enquanto esperava o filho em frente à escola, na zona norte de Porto Alegre, há uma semana.

Incêndio na Kiss

Em relação à Boate Kiss, Schirmer chegou a ser indiciado pela Polícia Civil com outros servidores da Prefeitura de Santa Maria e secretários por improbidade administrativa. Os delegados entenderam que o prefeito foi omisso e negligente.

Em março deste ano, o Ministério Público arquivou a investigação, livrando Schirmer da responsabilização.

Nesta sexta-feria, durante coletiva de imprensa para o anúncio de Schirmer como secretário de Estado, o governador José Ivo Sartori foi questionado sobre como vai lidar com as críticas em relação à atuação de Schirmer no caso Kiss.
  
 "Conheço de perto o episódio Kiss. Estive uma semana depois visitando o prefeito Schirmer, e vi o constrangimento. Respeito muito as famílias e tudo o que aconteceu. O Schirmer é um homem reto, digno, sério e responsável. Foi chamado para essa missão porque não tem contra ele qualquer inquérito que o desabone", respondeu o governador gaúcho.

Vítimas da tragédia questionam 

"Ele nunca pediu uma desculpa, nunca levou um copo d'água para alguém que precisava durante a tragédia da Kiss. São 242 pessoas assassinadas. Olha o exemplo que o novo Secretário da Segurança carrega consigo. A única coisa que ele fez foi se esconder. E disse ainda que o processo [criminal da Kiss] era uma aberração jurídica. Na época, chegou a dizer que não ia pagar enterro para rico, mesmo sem ninguém ter pedido nada pra ele", afirma Sérgio Silva, presidente da AVTSM (Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria).