Mulher dá à luz em barco à deriva no Maranhão e é socorrida por bombeiros

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Corpo de Bombeiros

    Os bombeiros Alyni Mendes e Nylzeval Pavão visitaram a mãe e a bebê no hospital depois de ajudarem nos primeiros cuidados ainda na embarcação

    Os bombeiros Alyni Mendes e Nylzeval Pavão visitaram a mãe e a bebê no hospital depois de ajudarem nos primeiros cuidados ainda na embarcação

Uma mulher deu à luz em um barco à deriva na baía de São José, no Maranhão, na tarde desse domingo (9), quando a embarcação teve problemas mecânicos e não conseguiu chegar a São Luís a tempo de a criança nascer na maternidade. O parto foi finalizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar que chegou à embarcação em outro barco. Mãe e filha passam bem.

A embarcação seguia do município de Humberto de Campos com destino a São Luís levando Miriam Melo Garcia quando o motor parou no meio da baía de São José e não conseguiu atracar. A embarcação pediu socorro ao Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e imediatamente uma guarnição da 1ª Companhia Independente de Bombeiros de São José de Ribamar foi enviada ao local.

Corpo de Bombeiros
A passageira Miriam Melo Garcia teve sua filha com ajuda de outras pessoas que estavam no barco
O parto foi realizado dentro do barco por outros passageiros e os soldados do Corpo de Bombeiros Alyni Mendes e Nylzeval Pavão fizeram a contenção de hemorragia da mãe e assepsia do recém-nascido, além do corte do cordão umbilical.

Após receber os primeiros socorros, mãe e filho foram encaminhadas para a maternidade de São José de Ribamar (região metropolitana de São Luís). Elas estão com quadro clínico estável, passam bem e devem receber alta no início da manhã desta terça-feira (11).

À noite, os bombeiros retornaram à maternidade para visitarem a mãe e o bebê e contaram que ficaram emocionados com a ocorrência. "Ficamos felizes em saber que está tudo bem com as duas. É mais uma missão cumprida com êxito e dedicação, motivo de orgulho para nós, como ser humano e bombeiro militar, em poder salvar vidas", afirmou a soldado Alyni Mendes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos