Ato contra PEC dos Gastos reúne 10 mil manifestantes e tem confronto com PM

Do UOL*, em São Paulo

  • Wilton Junior/ Estadão Conteúdo

    Manifestantes ligados aos movimentos sociais se reuniram no centro do Rio para protestar contra a PEC 55

    Manifestantes ligados aos movimentos sociais se reuniram no centro do Rio para protestar contra a PEC 55

Cerca de 10 mil manifestantes, segundo organizadores, protestaram na noite desta sexta-feira (11) pelas ruas do centro do Rio de Janeiro contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, ex-PEC 241, que estabelece um teto de gastos públicos para o governo federal pelos próximos 20 anos.

Sindicalistas, estudantes e políticos de partidos de oposição ao governo do presidente Michel Temer (PMDB) lideram o ato que saiu da Igreja da Candelária, seguiu pela avenida Rio Branco e tomou o rumo da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

O local tem sido palco de protestos e confrontos nos últimos dias por causa de um pacote de medidas fiscais do governo do Estado, que propõe ações duras, como a elevação da contribuição previdenciária de funcionários e aposentados para equilibrar as contas públicas.

Yasuyoshi Chiba/AFP

O prédio da Alerj foi isolado com grades de ferro e cercado por um forte contingente de policiais militares. Os ativistas ficaram concentrados em torno de um caminhão de som, onde discursaram contra a PEC 55.

Ao final da manifestação, por volta de 20h30, um grupo de jovens mascarados soltou um rojão em frente à Alerj, o que provocou a reação dos policiais que guarneciam o prédio. Os Policiais Militares tentaram perseguir os manifestantes e disparam bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.

Jovens mascarados fizeram barricadas no meio da rua com mesas e cadeiras dos bares e atearam fogo em sacos de lixo. A PM prendeu ao menos três manifestantes.

*Com agências 

Wilton Junior/ Estadão Conteúdo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos