Chuvas

Forte temporal causa alagamentos na cidade de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

  • Nelson Antoine/FramePhoto/Estadão Conteúdo

    Avenida Nove de Julho, na região central de São Paulo, apresentou ponto de alagamento

    Avenida Nove de Julho, na região central de São Paulo, apresentou ponto de alagamento

A forte chuva que caiu no fim da tarde desta quarta-feira (21) em São Paulo deixou alagamentos pela cidade. O paulistano encontrava problemas para voltar para casa: até as 18h30, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura contabilizava sete pontos intransitáveis pelo município. 

No mesmo horário, a capital paulista encontrava-se quase que em sua totalidade em estado de atenção no primeira dia do verão. Parte da zona Leste chegou a ficar sob alerta do CGE por causa do temporal. 

Há relatos ainda de quedas de árvores pela cidade. Uma de grande porte caiu sobre um carro na rua Haddock Lobo, na região dos Jardins. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve uma vítima consciente e com ferimento leve.

Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo
Árvore de grande porte cai na rua Haddock Lobo, no bairro dos Jardins, durante temporal em São Paulo

O aeroporto de Congonhas registrou ventos de 43 km/h às 17h13. Foram relatadas 14 quedas de árvores até 18h15, sendo três em Pinheiros e duas na Vila Mariana. Os semáforos foram menos atingidos: às 18h20 99,43% dos semáforos estavam em operação normal em toda a capital paulista, segundo a Prefeitura. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava às 18h40 81 km de lentidão em São Paulo. A região com mais congestionamentos é a zona Sul, com 22 km. 

O temporal foi causado por áreas de instabilidade reforçadas pelo calor. Há previsão de mais pancadas de chuva nos próximos dias. 

Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo
Raio corta o céu da cidade de São Paulo; temporal causou transtorno aos paulistanos

Durante a chuva, o rio Aricanduva, na zona Leste de São Paulo, transbordou nas áreas do Shopping Aricanduva, da  Avenida Ragueb Chohfi e na avenida Itaquera. Outro transbordamento ocorreu no rio Ipiranga, na praça Leonor Kaupa. 

O motorista ainda teve trabalho na avenida das Nações Unidas e Marginal Pinheiros, nas zonas Sul e Oeste, também com pontos de alagamento intransitáveis - foram 12 no total na cidade. Zona Norte, e Centro também tiveram ao menos algum ponto de alagamento com a chuva que atingiu toda a cidade. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos