Topo

Presos provocam tumulto em presídio no Recife após revista

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 17h34Atualizada em 11/01/2017 18h00

Internos do Complexo Prisional do Curado, na zona oeste do Recife, provocaram um tumulto na tarde desta quarta-feira (11) depois da realização de uma revista nas unidades do complexo. Não há informações sobre feridos.

O fato ocorreu no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo. O Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar) precisou ser acionado. Segundo a Seres (Secretaria Executiva de Ressocialização), "a movimentação já foi controlada".

O tumulto aconteceu após uma revista mais rigorosa feita no presídio pela PM, com o apoio de agentes penitenciários, "o que gerou a reação de insatisfação de alguns reeducandos em um dos pavilhões", informou a secretaria por meio de nota.

Pela manhã, durante a inspeção, foram apreendidas drogas, armas brancas e duas armas de fogo. 

Três vezes mais presos que capacidade

Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo tem capacidade para 464 presos, mas em dezembro de 2014 --data do levantamento mais recente-- abrigava três vezes mais que sua capacidade (1.914).

A unidade carcerária masculina é destinada a presos provisórios e também a detentos que cumprem pena em regime fechado. 

De acordo com o CNJ, Pernambuco é o Estado que possui o maior deficit de vagas para presos no país. O índice é de 206,27%. Em segundo lugar no ranking, fica o Acre e em terceiro, o Distrito Federal.