Presos provocam tumulto em presídio no Recife após revista
Internos do Complexo Prisional do Curado, na zona oeste do Recife, provocaram um tumulto na tarde desta quarta-feira (11) depois da realização de uma revista nas unidades do complexo. Não há informações sobre feridos.
O fato ocorreu no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo. O Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar) precisou ser acionado. Segundo a Seres (Secretaria Executiva de Ressocialização), "a movimentação já foi controlada".
O tumulto aconteceu após uma revista mais rigorosa feita no presídio pela PM, com o apoio de agentes penitenciários, "o que gerou a reação de insatisfação de alguns reeducandos em um dos pavilhões", informou a secretaria por meio de nota.
Pela manhã, durante a inspeção, foram apreendidas drogas, armas brancas e duas armas de fogo.
Três vezes mais presos que capacidade
Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo tem capacidade para 464 presos, mas em dezembro de 2014 --data do levantamento mais recente-- abrigava três vezes mais que sua capacidade (1.914).
A unidade carcerária masculina é destinada a presos provisórios e também a detentos que cumprem pena em regime fechado.
De acordo com o CNJ, Pernambuco é o Estado que possui o maior deficit de vagas para presos no país. O índice é de 206,27%. Em segundo lugar no ranking, fica o Acre e em terceiro, o Distrito Federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.