Topo

Polícia encontra dois túneis em Alcaçuz, na Grande Natal

Na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), os prédios não têm mais cobertura; presos dominam a unidade há pelo menos dois anos - Beto Macário/UOL
Na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), os prédios não têm mais cobertura; presos dominam a unidade há pelo menos dois anos Imagem: Beto Macário/UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/01/2017 23h27Atualizada em 22/01/2017 23h32

Policiais militares do Rio Grande do Norte e da Força Nacional de Segurança Pública encontraram dois túneis na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, neste domingo (22). 

Segundo a polícia, os caminhos subterrâneos foram descobertos depois que choveu e a área escavada pelos presos desabou --o terreno é arenoso.

Um dos caminhos estava coberto por mato, e não se sabe quem foi responsável pela escavação. Não houve fuga de presos. "Existe uma pista ao redor de todo o presídio para que as viaturas façam ronda. Com as chuvas de hoje, a água começou a escorrer, entrou no túnel e parte desabou", contou um policial militar.

Os dois túneis saíam no Presídio Rogério Coutinho Madruga, chamado de pavilhão 5, anexo a Alcaçuz, onde estão membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Após a descoberta dos túneis, a polícia realizou uma revista na unidade prisional e encontrou telefones celulares, armas brancas e drogas (maconha e cocaína).

Os prédios da penitenciária de Alcaçuz foram construídos em uma área de dunas, o que facilita a escavação de túneis dentro da unidade prisional.

O Rio Grande do Norte passa por uma grave crise no sistema prisional, desde o último dia 14, quando presos de Alcaçuz se rebelaram, e uma briga entre as facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do Crime do RN resultou na morte de 26 internos.