Topo

Forte chuva deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Queda de árvore obstrui parte da rua Vergueiro, na região do bairro Paraíso - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Queda de árvore obstrui parte da rua Vergueiro, na região do bairro Paraíso Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 13h15Atualizada em 26/01/2017 15h22

Com a forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (26), todas as regiões entraram em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). As zonas norte, leste, sul, sudeste e oeste ficaram em atenção das 12h18 até as 14h55. 

O estado de atenção é decretado quando se considera que as chuvas têm potencial para a formação de alagamentos (precipitação intermitente ou contínua e/ou moderada a forte). 

26.jan.2017 - Chuva forte cai no cruzamento entre as avenidas Faria Lima e Rebouças, em Pinheiros - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Chuva forte cai no cruzamento entre as avenidas Faria Lima e Rebouças
Imagem: Lucas Lima/UOL

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma queda parcial de telhado foi registrada às 12h46 no Cambuci. Não houve feridos. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por volta das 13h a cidade tinha 61 km de congestionamentos, número superior à média do horário, que é de 19 a 43 km.

Ainda segundo a CET, três pontos de alagamento se encontraram intransitáveis durante a chuva. A avenida Antonio Munhoz Bonilha, no bairro da Freguesia do Ó, na zona norte da cidade, em ambos os sentidos, ficou intrafegável das 12h59 às 13h36.

Já na rua Eng. José Cruz de Oliveira, no bairro Parque Cruzeiro do Sul, na zona leste, sentido único, o tráfego ficou impedido das 13h10 às 13h38. A avenida 23 de Maio, na Vila Mariana, zona sudeste, no sentido Santana-Aeroporto, ficou intransitável das 13h06 às 13h25.

Segundo a prefeitura, foram registradas ao menos 19 quedas de árvore e um desabamento de muro na cidade.

De acordo com o CGE, as chuvas acontecem devido ao deslocamento de áreas de instabilidade com forte intensidade da região de Campinas em direção à capital paulista, entrando primeiramente pela zona norte. Essa área de instabilidade deve atingir toda a capital.

Previsão para os próximos dias

Ainda segundo o CGE, o tempo deve seguir instável nesta sexta (27) e sábado (28), com chuvas volumosas em todo o Estado.

Na sexta, as chuvas devem alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. O alerta é para a continuidade das chuvas especialmente entre a tarde e a noite, o que eleva o risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos da Grande São Paulo. Mínima de 20ºC e máxima de 25ºC.

No sábado, o sol aparece entre nuvens, o que favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros oscilam entre 19ºC e 27ºC. As chuvas mais intensas devem se concentrar no decorrer da tarde, mas podem se estender para a noite.

26.jan.2017 - Pedestres se protegem da chuva no início da tarde desta quinta em São Paulo - Mirthyani Bezerra/UOL - Mirthyani Bezerra/UOL
Pedestres se protegem da chuva no início da tarde desta quinta (26) em São Paulo
Imagem: Mirthyani Bezerra/UOL