Topo

Alckmin promete inaugurar 9 novas estações da Linha 5 do Metrô até fim do ano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin - Newton Mezenes/Futura Press/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin Imagem: Newton Mezenes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/02/2017 21h35Atualizada em 05/02/2017 15h15

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou, em vídeo divulgado em seu perfil no Facebook, que irá inaugurar nove novas estações da Linha 5 (Lilás) do Metrô paulistano até o fim de 2017.

De acordo com o anúncio, três estações serão inauguradas  no próximo mês de julho: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. E outras seis até o final deste ano: Eucaliptos, Moema, AACD-Hospital do Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, todas com término das obras previsto para dezembro.

Se o cronograma for realmente cumprido, a linha 5-Lilás terá ao todo 17 estações em um percurso de 20km, com conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 9-Esmeralda e 17-Ouro. “O maior problema das metrópoles é a mobilidade, o transporte de alta capacidade. Serão 800 mil passageiros beneficiados por dia nesta linha", afirmou Alckmin

TCE investiga

Em junho de 2016, o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) abriu uma investigação que apura supostas irregularidades em contratos assinados pelo Metrô (Companhia Metropolitana de São Paulo) com as oito empreiteiras que executam as obras da linha.

De acordo com o tribunal, há inconsistências no orçamento e na quantidade de material utilizado nas obras. A suspeita partiu da análise de contratos originais com os aditivos da construção.

Adquirido pelo valor de R$ 650 milhões, o lote que foi citado por Alckmin está parado desde 2012. A situação fez com que o Ministério Público de São Paulo impetrasse na Justiça paulista com uma ação de improbidade administrativa contra o Metrô e oito agentes públicos por mau uso do dinheiro público.