Topo

Incêndio atinge cerca de 400 barracos em Paraisópolis

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 14h53Atualizada em 01/03/2017 20h50

Cerca de 400 barracos foram atingidos pelo incêndio de grandes proporções em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (1), segundo a Defesa Civil do município. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia informado que ao menos 50 barracos foram afetados pelas chamas, por meio da sua conta no Twitter.

Os bombeiros receberam o chamado sobre a ocorrência às 13h44. Ao todo, 24 carros e 90 homens foram enviados a Paraisópolis para controlar as chamas. Equipes do Samu e da Defesa Civil também foram chamadas. 

incendio paraisopolis - Arquivo pessoal/Acácio Reis - Arquivo pessoal/Acácio Reis
Vento forte espalha o fogo e dificulta o controle do incêndio em Paraisópolis
Imagem: Arquivo pessoal/Acácio Reis

Quando chegaram ao local, o fogo havia se espalhando para 20 barracos, mas esse número subiu para cerca de 50 antes de o incêndio ser controlado.

O Corpo de Bombeiros informou apenas que uma senhora de 51 anos precisou de cuidados médicos após ter uma crise nervosa e que outra pessoa, de 20 anos de idade, chegou a ser socorrida por ter inalado fumaça. Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio.

Peritos da Polícia Científica vão avaliar o que pode ter provocado o incêndio.

A SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) afirmou em nota que a Defesa Civil do município está aguardando o término do trabalho dos bombeiros no local para avaliar os estragos causados pelo incêndio.

Além disso, afirmou estar atendendo às famílias que perderam seus bens durante o incêndio. "Serão distribuídos cestas básicas, kits de higiene, colchões e cobertores, além de vagas em Centros de Acolhida para aqueles que aceitarem", garantiu a pasta em nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em 2016 foram atendidos 325 chamados de incêndio em favelas em todo o Estado de São Paulo, sendo 230 na Grande São Paulo. Este ano, já foram 102 ocorrências dessa natureza no Estado e 43 Grande São Paulo.