Topo

Procon autua salões de beleza de luxo por uso de produtos irregulares em SP

O salão Celso Kamura está entre os estabelecimentos autuados pelo Procon - Divulgação/Celso Kamura
O salão Celso Kamura está entre os estabelecimentos autuados pelo Procon Imagem: Divulgação/Celso Kamura

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

27/03/2017 13h16

Uma operação do Procon de São Paulo em alguns dos bairros mais nobres da capital paulista, como Jardins, Higienópolis e Moema, encontrou irregularidades em todos os 34 salões de beleza fiscalizados. Em 76% deles, os fiscais encontraram produtos vencidos, como sprays, esmaltes e xampus.

De acordo com a Fundação Procon São Paulo, a primeira fase da operação durou pouco mais de uma semana, entre 8 e 24 de março. Os estabelecimentos inspecionados foram escolhidos de forma aleatória. Todos, porém, em endereços caros, como as ruas Amauri, Oscar Freire, Estados Unidos.

Foram autuados, por exemplo, o Jassa Cabelereiros e Cosméticos, do famoso cabeleireiro do apresentador Silvio Santos. De acordo com os fiscais, Jassa vendia e utilizava produtos com prazo de validade vencidos. Além disso, o salão não informava o preço dos produtos, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Cabeleireiro da ex-presidente Dilma Rousseff, Celso Kamura utilizava em seu salão, na rua da Consolação, esmaltes com prazo de validade vencido ou que não continham informação do fornecedor.
 
Entre os estabelecimentos multados, entre outros, aparecem o Soho, Retrô Hair, Jacques Janine e Marcos Proença. Todos vendiam ou utilizavam produtos vencidos, segundo o Procon.

Salões se pronunciam sobre o caso

O salão de Celso Kamura argumentou que os esmaltes vencidos pertenciam às manicures, que utilizam os próprios produtos. De acordo com a empresa, uma vistoria anual é realizada todo mês de abril. Além disso, os fiscais pediram para que os esmaltes importados, que não têm validade, sejam etiquetados com a data de aquisição e utilizados até no máximo dois anos. Os preços, segundo Kamura, já aparecem expostos.

O Soho disse que o salão fiscalizado pelo Procon, em Moema, pertence a uma franqueada. De acordo com a empresa, os salões passam "por revisões internas constantes" e que o cuidado com datas de validade vale também para as franquias, que são "frequentemente fiscalizadas internamente e alertadas para fazerem o controle dos produtos e das datas de validade".
 
Já o salão Retrô Hair informou que "todas as ações necessárias para a regularização das ocorrências registradas já foram tomadas" e pediu aos clientes para 
também "verificar a validade de todos os produtos utilizados pelos profissionais do salão antes da realização de qualquer serviço".
 
A rede de Jacques Janine disse que "trabalha continuamente para evitar ocorrências que, ao serem detectadas, são imediatamente corrigidas", afirmando que "tem como premissa aperfeiçoar constantemente seus produtos e atividades para prestação de serviços seguros e eficientes aos consumidores".

Procurados, os salões de Jassa e Marcos Proença ainda não responderam.
 

Estabelecimentos com irregularidades

ESPAÇO A+ (Rua Dr. Mário Ferraz)
ESTÚDIO W (Av. Brigadeiro Faria Lima)
GALERIA (Rua Dr. Mário Ferraz)
JACQUES JANINE (Shopping Eldorado - subsolo)
HI SALÃO (Av. Cidade Jardim)
JACQUES JANINE (Shopping Eldorado)
RINGO (Av. Rebouças)
JJOL COSMETICOS (Rua Colômbia)
L'OFFICIEL III (Rua Oscar Freire)
ADRIANA SCARPELL (Rua Estados Unidos)
MG STORE (Rua Estados Unidos)
CONSTANTINO'S (Al. dos Arapanés)
RAFAELLA SQUARE HAIR (Rua Colômbia)
SQUARE HAIR & CARE (Rua Colômbia)
SOHO (Rua Inhambu)
LABEAU CABEILEIREIROS BY JOÃO MATA (Rua Canário)
STUDIO TEZ (Rua Diogo Jácome)
VIMAX (Rua Olimpíadas)
SPA DIOS (Rua Adolfo Tabacow)
LACES (Rua Amauri)
CASA MAURO FREIRE (Al. Jaú)
JACQUES JANINE (Av. Higienópolis)
W STUDIO (Av. Higienópolis)
1838 HAIR CLINIC (Rua Estados Unidos)
RETRÔ HAIR (Av. Augusta)
JASSA CABELEIREIROS (Rua Henrique Martins)
MARCOS PROENÇA (R. Artur Ramos)
CELSO KAMURA (Rua da Consolação)
CREATIVE SALON ERON ARAUJO
W STORE