Aeroviários de Guarulhos vão parar a partir de 6h de sexta, diz sindicato

Daniela Garcia e Mirthyani Bezerra

UOL, em São Paulo

  • Daniel Vorley/ Frame/Estadão Conteúdo

    Vista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo

    Vista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo

Aeroviários de Guarulhos (SP), Recife (PE) -- representados pela Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT) -- e de Porto Alegre (RS) aprovaram em assembleias aderir à greve de 24 horas nesta sexta-feira (28).

Rodrigo Maciel, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, diz que a ordem é paralisar as atividades a partir de 6h de sexta.

A categoria está atendendo a convocação de movimentos sociais e centrais sindicais para uma greve geral nacional contra a reforma da Previdência e mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. 

Procurada, a Secretaria de comunicação da Presidência não quis comentar a mobilização. Em diversas ocasiões, Temer disse que as reformas são necessárias para o país voltar a crescer e retomar a geração de empregos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou a dizer que sem a reforma da Previdência o Brasil pode "quebrar". Sobre a reforma trabalhista, Temer tem dito que é necessário modernizar as normas que regem as relações de trabalho.

  • 50756
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2017/04/26/voce-e-a-favor-da-greve-geral-convocada-para-a-sexta-feira-28.js

Os aeroviários são responsáveis pelos serviços de contato direto com os passageiros, como o check-in e o embarque. Maciel afirma que 30% dos aeroviários de Guarulhos e Recife vão manter as atividades. 

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários orientou, por sua vez, para que membros da categoria de todo o Brasil paralisem as atividades nesta sexta. "Dirigentes locais estão fazendo a conscientização. Sabemos que a maioria dos ônibus não vai rodar. Então como o pessoal vai ir trabalhar?", disse Severino Macedo, dirigente sindical do aeroporto de Congonhas.

A decisão dos aeroviários de fazer a greve vai impactar o maior aeroporto do Brasil. Guarulhos tem uma média de 104 mil passageiros e 800 voos por dia, segundo a concessionária. "O aeroporto trabalha com uma cadeia produtiva que se uma categoria adere à greve, o aeroporto não consegue funcionar normalmente", afirma Maciel. 

Pilotos e comissários de voo ainda decidem se vão fazer a paralisação em assembleia nesta quinta-feira (27).
 

Pode trocar o voo da sexta?

O UOL entrou em contato com as três maiores companhias de aviação do Brasil para informar como o passageiro pode proceder em caso de voos marcados para a sexta-feira. 

A Latam Airlines Brasil informa que, até o momento, as regras de passagens permanecem inalteradas. 
 
Já a Gol informou que clientes com voo marcado para essa data, e que desejarem adiantar ou postergar sua viagem , poderão fazê-lo sem custo pelos canais de atendimento da empresa. 
 
A reportagem aguarda informações da Azul. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos