Projeto que proíbe trotes universitários é aprovado em cidade de SC

Vagner Magalhães

Colaboração pra o UOL

  • Simon Plestenjak/UOL

A Câmara Municipal de Blumenau (SC) aprovou por unanimidade o projeto de lei que proíbe os trotes universitários no município. A lei municipal passa a valer imediatamente após a sanção do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB).

De acordo com o texto aprovado pelos vereadores, fica "proibido o trote universitário em todos os logradouros públicos do Município, quando da recepção de novos alunos nas universidades públicas ou privadas estabelecidas em Blumenau".

Os atos cabíveis de punição são aqueles que "ofendam a integridade física, moral e psicológica" dos novos alunos, "tragam constrangimento" e "exponham, publicamente, de forma vexatória" os estudantes.

No projeto, está prevista multa de R$ 500 a quem se envolver em trotes. Em caso de reincidência o valor dobra. De acordo com o autor, Marcos Rosa (DEM), a fiscalização fica a cargo da população, que poderá contar com o auxílio da Polícia Militar.

Segundo o vereador, a iniciativa se deu depois de um estudante, menor de idade, ter entrado em coma alcoólico por ser obrigado a beber durante um trote na cidade.

"Fiz uma emenda deixando claro que não se proíbe o trote solidário. Em fevereiro, um adolescente de 16 anos foi forçado pelos veteranos até entrar em coma. Isso mobilizou a sociedade e a partir daí apresentei esse projeto", disse ao UOL o vereador que também é presidente da Câmara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos