Professores são demitidos após identificação de mais de 100 diplomas falsos no ES

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

  • Fernando Moraes/Folhapress

Em dois anos, a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu) já identificou mais de 100 diplomas e certificados falsos apresentados por professores ou supostos professores nos processos seletivos e concursos públicos realizados. As investigações geraram a demissão de 11 pessoas. Há casos inclusive de certificados falsos de doutorado, tudo para conseguir uma bonificação no salário. 

"No início de 2015, nós identificamos uma incidência significativa de certificados de origem duvidosa. Instalamos uma auditoria na documentação de professores e vimos que o problema era grave. Desde então, essa auditoria é uma rotina", diz o secretário Haroldo Rocha (PMDB-ES), que é professor universitário aposentado.

Entre os casos de demissão, pelo que conta Rocha, uma professora com mais de 30 anos de serviço público comprou um certificado de doutorado para se aposentar como doutora. A corregedoria descobriu e ela perdeu o emprego.

Em dois anos, a corregedoria da Sedu abriu 125 processos a partir de indícios de falsificações. Na maior parte dos casos, os professores perderam a bonificação da especialização. 

De acordo com ele, a corregedoria da Sedu encontrou dois tipos de situações. Em uma, os candidatos compram diplomas falsos, normalmente de instituições privadas de fora do Espírito Santo. Em outros casos, os professores agem de boa-fé. Realizam o curso, mas o diploma não é válido porque a instituição não é credenciada pelo MEC.

"Existe um déficit de monitoramento, controle e fiscalização no Ministério da Educação, reclama Rocha, no cargo desde janeiro de 2015. Desde então, servidores da secretaria foram capacitados para auditar todos os documentos apresentados nos processos seletivos e concursos públicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos